5 eventos ao vivo

Outubro de 2020 começa com forte onda de calor no Brasil

As temperaturas vão continuar em torno dos 40°C por várias regiões do país. Confira!

29 set 2020
09h44
atualizado às 14h25
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

A intensa onda de calor que atua em grande parte do Brasil está só começando!

O calor extremo ainda promete ser o destaque na maior parte do Brasil até o começo de outubro, entre os dias 8 e 9. Até lá, várias cidades do Brasil ainda vão registrar máximas entre 37°C e 43°C.

Regiões mais quentes

Com diferentes graus de severidade, os estados que mais devem sentir este calor intenso são: 

Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Rondônia, Acre, Amazonas, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Pernambuco e Bahia.

Calor na primavera

Fazer 40°C durante a primavera é comum, mas temperaturas em torno de 42°C já não são tão comuns assim. Nos últimos dias, várias cidades já registram valores entre 40 e 42°C. Veja as maiores temperaturas registradas na segunda-feira, 28 de setembro:

Foto: Climatempo

 

Ar seco

Além do calor intenso, outra preocupação é o ar seco. A umidade relativa ainda vai ficar abaixo dos 20% por várias áreas do Sudeste, Centro-Oeste, interior do Nordeste, no Tocantins, na Região Norte, e no interior do Paraná. Algumas cidades destas regiões podem até registrar valores próximos ou abaixo de 12%, o que caracteriza estado de emergência.

Além dos problemas de saúde que se agravam neste período seco, outra preocupação é em relação às queimadas. Esta intensa onda de calor pode favorecer a propagação do fogo no fim desta temporada seca por várias regiões do país.

Foto: Climatempo

Quando a onda de calor vai embora? Quando volta a chover?

Uma forte frente fria deve romper essa grande onda de calor em torno do dia 10 de outubro. Só a partir deste dia que a chuva deve entrar de forma mais significativa pelo interior do Brasil. Confira mais detalhes com a meteorologista Josélia Pegorim:

Veja também:

Previsão Brasil - Alerta para temporais
Climatempo
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade