PUBLICIDADE

Climatempo

Os 10 maiores desertos do mundo

Saiba a origem meteorológica dos grandes desertos do planeta. Nem todos são só areia e calor.

31 mar 2019 - 10h58
Compartilhar
Exibir comentários

por César Soares

Do ponto de vista meteorológico, uma região de deserto é definida como uma área onde se evapora mais água do que é reposto pela chuva. Dessa forma, as maiores regiões desérticas estão sobre os oceanos, onde a quantidade de água evaporada é muito maior do que o volume de chuva.

Os desertos da forma como a grande maioria da população conhece, ou seja, com muito sol e terreno arenoso também são consequência de pouca chuva. Mas você sabe por que o índice de chuva é baixo nestas áreas?

Circulação global

A circulação global atmosférica ajuda a entender. As áreas equatoriais possuem um grande aquecimento solar, com isso o ar mais úmido e com temperaturas elevadas sobe e favorece a formação de muita nebulosidade e chuva, dando origem a sistemas como, por exemplo, a Zona de Convergência Intertropical.

Mas este ar que sobe acaba descendo em algumas áreas do globo e neste processo ele seca. E desta forma são incentivadas a formação de algumas áreas desérticas. Este processo é conhecido como desertificação em latitudes médias e geram desertos como o Tengger na China, mas há outros processos para a formação de desertos.

Foto: Climatempo

Os desertos conhecidos como contra-alísios são observados em áreas nas quais as correntes de vento sopram do equador para os trópicos em altitudes elevadas. Esses ventos são secos e são os responsáveis por desertos como o Saara.

As barreiras naturais também provocam a formação de desertos por impedirem a passagem de umidade, que acaba condensando e provocando chuva antes de avançar pelas grandes cordilheiras. O deserto da Judéia é um exemplo deste tipo de formação.

Os desertos costeiros são encontrados mais facilmente próximos aos Trópicos de Câncer e de Capricórnio. Nestas áreas os sistemas meteorológicos locais dominam os globais e, por isso, são gerados desertos como o Atacama que é considerado o mais seco da Terra.

Os 10 maiores desertos do mundo

1 - Antártica (13.829.430 km2)

Foto: Climatempo

Deserto da Antártica

Muitos irão estranhar a presença da Antártica nesta lista, mas apesar de tanto gelo, esta é uma grande área na qual a evaporação supera a chuva. Essas áreas também são conhecidas como desertos polares.

2 - Ártico (13.726.937 km2)

Foto: Climatempo

Deserto do Ártico

Se o primeiro lugar em extensão territorial está no Polo Sul, o segundo está no Polo Norte. O deserto do Ártico é outra área fria que, apesar do gelo, tem também uma taxa de evaporação muito superior do que a sua taxa de chuva anual.

3 - Saara - Continente Africano (9.100.100 km2)

Foto: Climatempo

Deserto do Saara Africano

Em terceiro lugar temos o grande deserto do Saara, que é também conhecido por ser o maior deserto arenoso em extensão territorial.

4 - Deserto da Arábia  - Oriente Médio (2.300.000 km2)

Foto: Climatempo

Deserto da Arábia

É um deserto localizado nas proximidades da Arábia Saudita. As temperaturas variam entre os 40°C e até 50°C no período mais quente e de 5°C a 15°C no período mais frio.

5 - Deserto de Gobi - China (1.300.000 km2)

Foto: Climatempo

Deserto de Gobi

É um extenso deserto entre a região norte da República Popular da China e região sul da Mongólia. A palavra Gobi significa deserto em mongol. A temperatura média anual é de -2,5°C a 2,8°C.

6 - Deserto de Kalahari - sul da África (900.000 km2)

Foto: Climatempo

Deserto de Kalahari

 Abrange áreas do sul da África e é gerado devido as condições atmosféricas locais, como uma corrente marítima fria de Benguela que atua na costa sudoeste da África.

7 - Patagônia - Argentina (670.000 km2)

Foto: Climatempo

Deserto da Patagônia Argentina

 O deserto da Patagônia é um exemplo de deserto gerado por sistemas locais atmosféricos.

8 - Grande Deserto de Vitória - Austrália (647.000 km2)

Foto: Climatempo

Deserto de Vitória

Este é um exemplo de deserto gerado pelo ar vindo do equador que desce em áreas subtropicais.

9 - Deserto Sírio - Continente Asiático (520.000 km2)

Foto: Climatempo

Deserto Sírio

Cobre as porções da Síria, Iraque e Jordânia e tem uma combinação de área de vegetação gramínea com deserto de areia.

10 - Deserto da Grande Bacia - EUA (492.000 km2)

Foto: Climatempo

Deserto da Grande Bacia

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade