PUBLICIDADE

Climatempo

Noite Internacional de Observação da Lua - 5 de outubro

Observatórios em SP terão programação especial à noite. Veja quais e como participar.

4 out 2019 - 10h54
(atualizado às 22h41)
Compartilhar
Exibir comentários

Neste sábado, 05 de outubro de 2019, vai acontecer a Noite Internacional de Observação da Lua, iniciativa da NASA que incentiva pessoas no mundo inteiro a olharem para o céu e observarem o satélite natural do nosso planeta.  

As observações acontecem internacionalmente entre os meses de setembro e outubro, preferivelmente quando a Lua está passando pelo quarto crescente, ou seja, formando um ângulo de cerca de 90º com o Sol. Nesta fase lunar, ela nasce ao meio-dia e se põe à meia-noite, fazendo com que seja mais fácil observá-la a partir do final da tarde até tarde da noite. 

No Brasil, o Observatório de Astronomia da Unesp abrirá suas portas para o público gratuitamente e acontecerá das 19h às 22h no prédio do grupo dentro do IPMet, em Bauru, interior de São Paulo. Dentre as atividades oferecidas estão observações com quatro telescópios e um quinto acoplado a uma televisão, palestras do professor Rodolfo Langhi sobre o tema, contação de histórias na oficina infantil e reconhecimento do céu a olho nu.

Foto: Climatempo

Já na Grande São Paulo,  o Núcleo de Observação do Céu e o Planetário e Cinedome de Santo André estarão promovendo na Sabina, a Observação Noturna da Lua. No evento, que será realizado neste sábado, dia 5 de outubro, das 19h às 21h, você poderá contemplar a Lua além de observar com telescópios e binóculos os planetas Júpiter e Saturno, além das observações a olho nu de passagens de satélites artificiais, constelações e estrelas significativas presentes no céu de Santo André.

O professor de astronomia Marcos Calil conversou com a equipe de conteúdo da Climatempo e explica porque a observação da Lua é mais proveitosa e interessante quando feita na época da fase quarto crescente. Escute o áudio abaixo:

  

Orientações 

Em caso de chuva ou de céu nublado, o Núcleo informa que a atividade de observação será realizada dentro da sala de projeção do Planetário Johannes Kepler, com o auxílio do projetor de estrelas Starmaster, da empresa alemã Carl Zeiss. A participação é restrita à Observação no Núcleo de Observação do Céu - NOC, não dá direito à visitação ou acesso ao acervo da Sabina.

Serviço

Valores: R$ 10,00 (INTEIRA) e R$ 5,00 (MEIA-ENTRADA)

Vagas: 190

Grátis: para alunos e professores das escolas municipais de Santo André, para crianças menores de 5 anos e pessoas com deficiência.

Meia-entrada: Mediante comprovação, para estudantes, professores, servidores públicos da Prefeitura de Santo André, crianças de 6 a 12 anos, aposentados e idosos acima de 60 anos.

Para crianças acima de 13 anos é obrigatória a comprovação de estudante para ter direito à meia-entrada. (Lei 12.933/2015)

Menores de 16 anos deverão estar acompanhados por responsáveis

Agenda: Observatório de Astronomia da Unesp

Data: 05/10/2019

Horário: 19:00 às 22:00

Local: Observatório Didático de Astronomia "Lionel José Andriatto": Estrada Municipal José Sandrin, s/n - Chácaras Bauruenses (IPMet radar Unesp).  

Acompanhe as Redes Sociais do Observatório para mais informações: facebook.com/obsbauru | @obsbauru 

Contato: obsbauru@gmail.com | (14) 99124-9044 | (14) 3103-6030

Agenda: Núcleo de Observação do Céu - NOC, localizado na Sabina Escola Parque do Conhecimento 

Endereço: Rua Juquiá, s/nº, Vila Eldízia (entrada na altura do nº 135 da rua Juquiá)

Santo André - SP CEP: 09181-730

Telefone: 11 4422-2001

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade