PUBLICIDADE

Climatempo

Inverno não é necessariamente a época de frio máximo

Outono frio não significa inverno gelado

23 jun 2017 - 21h44
Compartilhar
Exibir comentários

Quando entra a primeira massa polar forte no outono, e faz a temperatura cair muito, é comum os meteorologistas ouvirem comentários como: "Se está frio assim no outono, imagina no inverno!

Mas a atmosfera não funciona com hora e data marcada, não obedece a data do calendário. Assim, o inverno não é necessariamente a época de frio máximo.

Do ponto de vista astronômico, a menor temperatura do ano ocorreria exatamente no dia da entrada do inverno. O solstício de inverno marca o exato momento em que um determinado hemisfério está no ponto mais afastado do sol e assim recebe menos radiação solar.

Sob o ponto de vista meteorológico, pode acontecer de fazer mais frio até mesmo em outras estações que não no inverno. Não é nenhuma aberração meteorológica termos as menores temperaturas do ano no fim do outono ou no começo da primavera. A intensidade dos sistemas frontais e de suas massas polares, que podem vir mais ou menos fortes a qualquer momento, é o principal fator que determina o resfriamento.

Foto: Climatempo

O comportamento do clima, que é a média do tempo de pelo menos 30 anos de observações num mesmo local, apresenta uma variabilidade anual. O período mais frio do ano coincide com o fim do outono e o início do inverno, como mostra o gráfico acima. A temperatura mínima e a máxima da segunda metade do outono é muito parecida com a primeira metade do inverno e menor do que a segunda metade do inverno. Em média, a temperatura vai subindo ao longo do inverno e não diminuindo. No decorrer do inverno, após o solstício, e depois na primavera, o hemisfério que está no inverno vai sendo pouco a pouco mais aquecido pelo sol até chegar ao máximo que o solstício de verão.

Foto: Climatempo

Latitude

Latitude é a distância em relação à linha do equador terrestre, linha imaginária que divide o globo terrestre em duas metades ou dois hemisférios: o Hemisfério Sul e o Hemisfério Norte. Esta linha é o marco inicial e dizemos que é o 0° de latitude. A letra S indica sul e é usada tecnicamente para representar locais que estão ao sul da linha do equador terrestre. Usa-se também o sinal de menos (-) para representar graus de latitudes ao sul da linha do equador e o sinal de mais (+) para indicar graus de latitude acima da linha do equador. Então, qualquer lugar que esteja no Hemisfério Sul terá a letra S na informação da latitude. Os locais no Hemisfério Norte são designados com a letra N.

Foto: Climatempo

Quanto mais longe da linha do equador, ou quanto maior a latitude, tanto para o sul como para o norte, menor é o número de horas de dia no dia do solstício de inverno em relação ao dia do solstício de verão. Em Ushuaia, no extremo sul da América do Sul, a quantidade de horas de dia no solstício de inverno, 21 de junho, terá cerca de 10 horas a menos do que no dia do solstício de verão que será no dia 21 de dezembro. Já em Belém, que está muito próxima da linha do equador, esta diferença é de apenas 10 minutos.

Horas de dia no dia dos solstícios

Nos lugares muito próximos da linha do equador, a hora do nascer e do por do sol não varia muito ao longo do ano. Em Belém, no dia do solstício de inverno, 21 de junho, o sol nasceu às 6h14min e no dia do solstício de verão, em 21 de dezembro, vai nascer apenas 9 minutos mais cedo, às 6h05 min. Mas em Porto Alegre, que está a 30°S (ou -30°) de latitude, o sol no solstício de inverno, 21 de junho, nasce cerca de 1 hora mais tarde do que no dia 21 de dezembro que será o solstício de verão. Em Ushuaia, no extremo sul da Argentina, esta diferença é de aproximadamente 5 horas. Em Nova Iorque, nos Estados Unidos, que está a 40°N (ou +40°) de latitude, o sol no solstício de verão, 21 de junho, nasce cerca de 2 horas mais cedo que no dia 21 de dezembro que será o solstício de inverno no Hemisfério Norte

As noites mais longas do ano são as noites de alguns dias antes e de alguns dias depois do solstício de inverno, que em 2017 foi no dia 21 de junho. O maior número de horas de noite nesta época ajuda a manter o frio.

Foto: Climatempo
Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade