PUBLICIDADE

Climatempo

Fumaça das queimadas deixa cidade de São Paulo embaçada e poluída

Segundo os dados da CETESB os índices de qualidade do ar variam entre moderados a muito ruins já no período da manhã, por causa da fumaça.

19 set 2020 - 10h01
(atualizado às 11h01)
Compartilhar
Exibir comentários

O sábado amanheceu nublado e com uma cor mais alaranjada que o normal, por influência dos raios solares e da poluição. Até o final do dia podem ocorrer pancadas de chuva e a chuva pode depositar a poluição atmosféricas no solo.

Dentro dos poluentes atmosféricos que constituem a atmosfera, está o dióxido de carbono (CO²) que quando é diluído na água,  aumenta sua acidez. Então com a grande quantidade de poluentes em suspensão na atmosfera hoje e a previsão de chuva na capital, as partículas de poluentes podem ser depositadas no solo com a chuva e assim a chuva, além de depositar as partículas mais escuras, pode acontecer com índices de acidez elevados. Veja mais abaixo.

Foto: Climatempo

Foto: Amanhecer na cidade de São Paulo no sábado, 19 de setembro de 2020.

Por: João Basso.

Reflexo das queimadas na América do Sul 

 O reflexo de todas as queimadas que vêm ocorrendo na Bolívia, no Pantanal e nas demais áreas do Centro-Oeste e Norte do Brasil já causam grandes influências nas condições atmosféricas no estado de São Paulo neste sábado. Os ventos que sopram de oeste e noroeste nos baixos e médios níveis da atmosfera transportam as camadas de ar poluídas da Bolívia e das Regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil. 

Através da imagem de satélite abaixo, obtida pelos satélites Aqua/Modis da NASA, dá para perceber que há muita nebulosidade e também camadas de ar poluídas na América do Sul. As camadas mais brancas representam a nebulosidade que é captada através das estimativas do satélite. Já as camadas mais próximas do marrom, representam as camadas de ar mais poluídas. 

Foto: Climatempo

Fonte: Imagem do satélite Aqua/Modis, da NASA desta sexta-feira (18).

 

Medições da qualidade do ar em superfície

 Os dados da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) na manhã do sábado já mostram qualidade do ar muito ruim no ponto de Itaquaquecetuba. Nas demais áreas da Região Metropolitana de São Paulo os dados indicam qualidade do ar variando entre moderada a ruim. Com estas condições atmosféricas é recomendado não praticar atividades ao ar livre, pois os poluentes em suspensão na atmosfera dificultam a prática de esportes.

Foto: Climatempo

Figura: Mapa de qualidade do ar da CETESB, disponível em: https://servicos.cetesb.sp.gov.br/qa/

Chuva preta e ácida

Na tarde e noite de sábado estão previstas pancadas de chuva em boa parte do estado de São Paulo. Na faixa litorânea, entre a Baixada Santista e o litoral sul, acontecem pancadas de chuva frequentes entre a manhã, tarde e noite. 

Nas áreas do interior e da capital o tempo permanece estável no período da manhã, mas no decorrer da tarde acontecem pancadas de chuva de moderada a forte intensidade. A chuva deve acontecer, por conta do aumento da umidade e também do aumento das instabilidades, causadas pelo avanço de uma frente fria para o Sudeste do País. 

Conforme a chuva cai, tanto nas áreas do interior e na capital, as partículas em suspensão na atmosfera devem ser depositadas no solo com as gotículas de água, conforme é apresentado na figura abaixo. 

Foto: Climatempo

Figura: Imagem utilizada na Revista Técnico Científica do CREA - PR pelo autor Marcos Antonio Pintor Junior.

FONTE: https://www.profpc.com.br/chuva_acida.htm

Tendência

O último fim de semana do inverno vai terminar com uma grande mudança no tempo em São Paulo. Por influência da frente fria, quase todo o estado de São Paulo deve ter pancadas de chuva. Há risco de chuva moderada a forte, e com rajadas de vento de até 70km/h em áreas do leste do estado. O dia será marcado por predomínio de céu nublado, com chuva volumosa em alguns pontos, e temperaturas bem mais baixas.

Ainda há condições para chuva preta na Grande SP durante o domingo, mas com uma menor possibilidade em relação ao sábado. Já no interior, entre o norte e noroeste, a chance é maior no domingo.

Proteja-se e cuide bem da sua saúde!

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade