PUBLICIDADE

Climatempo

Forte chuva atinge Lagoa Vermelha no Rio Grande do Sul

Além da chuva intensa e forte houve relatos de vendaval pela cidade. Muitas pessoas atingidas foram para casa de familiares

2 mar 2021 - 10h41
(atualizado às 10h58)
Compartilhar
Exibir comentários

Foto: Tua Rádio Cacique- Lagoa Vermelha - RS

Uma forte chuva acompanhada de vendaval atingiu Lagoa Vermelha na noite desta última segunda-feira, 01/03, pouco antes das 20h. Várias ocorrências de alagamentos foram registradas em vários bairros e área central da cidade.

De acordo com a meteorologista Fabiana Weykamp, da Climatempo, essa região passou a segunda-feira em alerta para o risco de chuvas fortes. " A circulação de ventos na atmosfera favoreceu a entrada de umidade pela serra gaúcha associado ao tempo abafado e por isso, ocorreram o desenvolvimento de grandes núcleos de nuvens carregadas que provocaram a chuva forte acompanhadas de ventos", explica.

Dados do Instituto Nacional de Meteorologia, mostram que entre 19h e 21h, as rajadas de vento variaram de 41 a 59km/h.   

Bairros afetados

Segundos profissionais do Corpo de Bombeiros, bairros como, Gaúcha, Rodrigues, Medianeira, São Sebastião, Gentil e alguns pontos da área central foram muito afetados. Três famílias precisaram ser resgatadas e removidas de suas casas, em razão aos riscos com as áreas alegadas.

As redes pluviais não venceram a quantidade de água e a enxurrada atingiu casas, garagens e estabelecimentos. Os bombeiros atenderam dezenas de chamados para distribuição de lonas e socorro em alagamentos. Segundo o comandante, sargento Rates, quatro equipes foram montadas para atuar nos atendimentos.

Foto: Climatempo

Foto: Marina Ródio - Lagoa Vermelha - RS

De acordo com relatos da moradora, Silvia Stangherlin, o marcador de chuva transbordou a marca de 140 milímetros. A chuva durou mais ou menos 1 hora e meia de forma muito expressiva. Ela recorda que há três anos atrás, uma chuva de granizo também arrasou a cidade.     

Brigada Militar atende várias situações após o temporal

A chuva alagou grande parte da cidade e diversas casas ficaram submersas, carros ficaram ilhados e pessoas tiveram que abandonar seus lares. A Brigada Militar prestou apoio principalmente às pessoas que corriam algum tipo risco, bem como àquelas que acabaram perdendo grande parte de seus bens.

Foto: Climatempo

Foto: Tua Rádio Cacique - Lagoa Vermelha - RS 

Pela guarnição de serviço foi prestado apoio na retirada de algumas pessoas ilhadas do interior de suas residências, auxiliado na desobstrução e sinalização de vias, retiradas de fontes de risco e apoio aos Bombeiros e à Defesa Civil. No centro, nas imediações da Rua do Tanque, a Brigada auxiliou em diversas residências, deixando o local apenas após não haver mais risco de vida às pessoas.

Nesta manhã de terça-feira, a Rádio Cacique, entrevistou o Coordenador da Defesa Civil que informou que não há desabrigados na cidade. Mas, muitas pessoas atingidas pela chuva forte foram para casa de parentes.

Foto: Climatempo

Foto: Tua Rádio Cacique - Lagoa Vermelha - RS 

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade