PUBLICIDADE

Climatempo

Com que roupa que eu vou? Saiba o que é amplitude térmica

Dias com grande ou pequena amplitude térmica podem ocorrer em qualquer época do ano e em qualquer lugar. Confira!

22 nov 2021 - 14h22
(atualizado às 15h47)
Compartilhar
Exibir comentários

Foto: São Paulo (SP), por Stefanie Tozzo

A amplitude térmica é a diferença entre a menor e maior temperatura de um dia. Este parâmetro normalmente não aparece explicitamente nas previsões do tempo, mas

pode nos ajudar a saber, por exemplo, que tipo de roupa usar. Afinal, "com que roupa que eu vou?" é uma pergunta que a maioria das pessoas se faz, especialmente quando está se preparando para passar o dia todo fora de casa.

Quando o tempo está chuvoso ou o dia fica completamente nublado, sem sol, a amplitude térmica é pequena. Um dia com poucas nuvens desde cedo, que tem muito sol, muitas vezes tem uma grande amplitude térmica.

 

Como funciona?

Podemos dizer que uma amplitude térmica é pequena quando a diferença entre a temperatura mínima e a temperatura máxima fica entre 0°C e 5°C. Em um dia com amplitude térmica normal, comum, a diferença entre a temperatura mínima e a máxima do dia varia de 10°C a 12°C. Quando a diferença entre a temperatura mínima e a máxima é igual ou maior aos 15°C podemos dizer que a amplitude térmica é grande.

Dias com grande ou pequena amplitude térmica podem ocorrer em qualquer época do ano e em qualquer lugar.

 

Quando ocorre a grande amplitude térmica?

Uma das condições meteorológicas mais favoráveis a grandes amplitudes térmicas é quando uma massa de ar frio de origem polar começa se afastar de uma região. Isto faz com que o ar aqueça rapidamente.

No interior do Brasil, durante o outono/inverno é comum termos a presença de massas de ar seco, associadas com fortes anticiclones (que são sistemas de alta pressão atmosférica) que causa a subsidência do ar.

Foto: Climatempo

Quando esta massa de ar seco está atuando, o Centro-Oeste, o interior do Sudeste e do Nordeste e também o Tocantins têm dias de grande amplitude térmica. Outra situação favorável a uma grande amplitude térmica é o dia da pré-frontal, um dia antes da chegada do ar polar e da chuva de uma frente fria.

Quando a amplitude térmica é pequena?

A amplitude térmica é pequena em dias nublados, com pouca ou nenhuma aparição do sol. A diferença entre a temperatura mínima e a máxima do dia também pode ser menor ainda quando chove o dia todo. Um dia com garoa e com entrada de ar frio de origem polar faz com que a temperatura quase não varie ao longo do dia e o valor da temperatura mínima fica muito próximo da máxima.

Um dos fatores importantes que inibem a elevação da temperatura é o vento persistente. Assim, dias com pouco sol e vento moderado persistente, mesmo sem estar chovendo, podem ter uma amplitude térmica relativamente pequena.

"Efeito cebola"

Muita gente reclama quando passa por um dia de grande amplitude térmica no outono/inverno porque sente frio de manhã cedo, e tem que usar vários casacos, mas por volta do meio-dia já está quente e é preciso tirar os agasalhos. Esse tira-põe de roupas (e muitas vezes ter que carregar) é o que parece mais incomodar. Este é o famoso "efeito cebola".

Cidades como Curitiba (PR), Campinas (SP), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP), terão dias de amplitude térmica ainda no decorrer desta semana. 

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade