PUBLICIDADE

Clima no Brasil em fevereiro de 2022

Entenda como ficará a distribuição da chuva sobre o país e o padrão de temperatura

29 jan 2022 05h03
ver comentários
Publicidade

Janeiro de 2022 foi um mês de extremos no Brasil, com chuva muito volumosa sobre parte do Sudeste, do Centro-Oeste e Norte na primeira quinzena do mês. Já a segunda quinzena trouxe um bloqueio atmosférico que resultou numa intensa onda de calor sobre o centro da América do Sul, que no Brasil afetou particularmente o estado do Rio Grande do Sul, que teve temperaturas iguais e acima dos 40°C por 15 dias consecutivos.

O que esperar de fevereiro de 2022?

A porção central e leste do oceano Pacífico Equatorial continua com temperatura abaixo do normal indicando a manutenção do fenômeno La Niña.  No Brasil, um efeito comum do La Niña é reduzir a chuva na Região Sul, especialmente no Rio Grande do Sul, e acentuar a precipitação no extremo norte.

Mas em fevereiro de 2022, a temperatura do oceano Atlântico Sul terá uma influência importante na orientação das convergências de umidade sobre o interior do país.

Em relação à previsão feita pela Climatempo no começo do verão 2021/2022, houve um ganho sobre a quantidade  de chuva esperada sobre o Sudeste e o Centro-Oeste do Brasil.

O mapa mostra a nova análise da anomalia de precipitação para fevereiro de 2022, baseado na previsão feita pela Climatempo. Os tons de azul indicam chuva acima da média climatológica e os tons em alaranjado, indicam chuva abaixo da média.

Foto: Climatempo

Anomalia de precipitação para fevereiro de 2022 (previsão da Climatempo)

Este novo episódio do podcast O Clima entre Nós traz a análise do clima no Brasil em fevereiro de 2022, com os meteorologistas da Climatempo Josélia Pegorim e Celso Oliveira.

Você pode encontrar todos os episódios do podcast O Clima entre Nós no site da Climatempo, no nosso canal do Youtube e também nas principais plataformas de áudio. Boa escuta!

Climatempo
Publicidade
Publicidade