PUBLICIDADE

Climatempo

Chuva forte no Nordeste

Risco de temporais no MA, PI e BA neste fim de semana. Sol forte nas capitais da costa leste.

3 jan 2020 - 19h20
Compartilhar
Exibir comentários

O Nordeste do Brasil entrou em 2020 com muita chuva. Entre os dias 2 e 3 de janeiro, choveu mais 90 mm em áreas do Maranhão e do Piauí. Confira alguns volumes de chuva elevados registrados pelo Instituto Nacional de Meteorologia entre 9 horas do dia 2 e 9 horas de 3 de janeiro.

Zé Doca (MA): 99,0 mm

Canto do Buriti (PI): 95,4 mm

Luiz Eduardo Magalhães (BA): 60,4 mm

Caracol (PI): 53,2 mm

ZCIT no fim de semana

Áreas de instabilidade da Zona da Convergência Intertropical (ZCIT) influenciam a Região Nordeste no primeiro fim de semana de 2020 e alguns estados podem ter chuva forte. Mas um sistema de alta pressão atmosférica ganha força sobre a costa leste nordestina diminuindo a nebulosidade e as condições para chuva.

Risco de chuva forte no MA, PI e BA

Neste sábado, 04 de janeiro, todo o Maranhão, o sul do Piauí e o oeste da Bahia, incluindo São Luís, vão ter um dia com muitas nuvens, poucas aberturas de sol, chuva a qualquer hora e risco de temporais localizados. 

A previsão para a região nordeste da Bahia, Sergipe Alagoas, quase todo o Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e o Ceará, incluindo as capitais Aracaju, Maceió, Recife, João Pessoa, Natal e Fortaleza, é de tempo firme, com sol entre algumas nuvens. Não tem condições para chuva.

Na região de Salvador , no sertão de Pernambuco e nas demais áreas do Nordeste, incluindo Teresina, o sol aparece por várias horas e tem previsão de pancadas de chuva, com moderada a forte intensidade em pequenos locais, entre a tarde e a noite. 

Foto: Climatempo

Foto de Alison, São Luís (MA)

Domingo com mais sol na BA e no PI

No domingo, 5 de janeiro,as áreas de instabilidade enfraquecem sobre o interior do Nordeste. O centro-oeste, o sul e o norte do Maranhão ainda vão ter predomínio de céu nublado e chuva a qualquer momento. Há risco de chuva forte.

No leste do Maranhão, no Piauí, oeste de Pernambuco e no interior da Bahia o sol deve aparecer forte pela manhã e vão ocorrer pancadas de chuva a partir da tarde. Apenas o sul da Bahia pode ter pancadas de manhã, intercaladas com períodos de sol. Salvador em todo o litoral da Bahia, a chuva será fraca e passageira.

O primeiro domingo de 2020 será com bastante sol no Ceará e nos estados do leste do Nordeste do Rio Grande do Norte a Alagoas.

Chuva fraca na costa norte na segunda

Na próxima semana as áreas de instabilidade voltam a aumentar sobre o Nordeste. Na segunda 6 de janeiro, a chuva continua sobre o Maranhão, Piauí e interior da Bahia, com pancadas a partir da tarde.

Tem previsão de chuva fraca e rápida no norte do Ceará e no Rio Grande do Norte, em João Pessoa e no litoral sul baiano.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade