PUBLICIDADE

Climatempo

Chuva favorece cana de açúcar no Nordeste

Geada fraca é registrada no Rio Grande do Sul. Veja como fica o tempo nas áreas agrícolas

7 mai 2021 - 11h34
Compartilhar
Exibir comentários

A sexta-feira amanheceu fria em algumas localidades de norte a sul do Brasil, com a presença do ar frio polar. Não houve registro de danos em lavouras. Conforme previsto pela Climatempo houve registro de geada. Veja o registro de geada fraca feita pelo produtor Amilton Camargo de Lavras do Sul, próximo a Bagé. 

Foto: Amilton Camargo - Lavras do Sul - RS 

Foto: Climatempo

Para a madrugada de sábado, 8 de maio, a região de serra de Santa Catarina pode registrar temperaturas mais baixas. Mas de uma forma geral, a tendência é de uma madrugada menos fria no Brasil.

Com relação a chuva houve registro de chuva forte no litoral do Ceará. Em Fortaleza, na estação Panamericano, foram acumulados aproximadamente 63 milímetros de chuva no período entre 22h de ontem (06) e 10h da manhã de hoje (07). Já no interior do estado do Ceará, no município de Morada Nova, não houve registro de chuva. O prefeito da cidade decretou emergência pela seca que afeta a região há alguns dias. Neste ano os problemas com queimadas na Caatinga estão mais elevados. Neste local, o número de focos de fogo aumentou 150% em pleno ano de La Niña, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

No Vale do Itajaí, no município de Witmarsum, região produtora de tabaco choveu 50 mm. Em Chapecó (SC), choveu 25mm, mas não resolve o problema da seca. Os dados são do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), período entre 7h (06) e 7h de hoje (07).

Próximos dias

Entre terça (11) e quarta-feira (12), novas áreas de instabilidade vão colaborar para provocar chuva entre o norte do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Essa chuva prevista e também outra precipitação já indicada para o final do mês de maio vão colaborar para melhorar aos poucos as condições do solo para agricultura, comenta o meteorologista Celso Oliveira.

Neste fim de semana, há condições pra chuva persistente na região dos portos de Santos e Paranaguá. O mar fica agitado.   

Há previsão de chuva no leste do Nordeste entre Sergipe e Pernambuco. A chuva é persistente pelos próximos sete dias e favorece as áreas produtoras de cana-de-açúcar, feijão, milho, mandioca da região do Sealba. No norte no Pará, Amazonas e Roraima, há condições para chuva forte o que irá beneficiar a cultura do arroz. 

Área irrigada preocupa

A falta de água para abastecimento e também para irrigação começa a preocupar os produtores do noroeste paulista que fazem uso desta técnica. Vale lembrar que nesta época do ano Outono-Inverno a chuva rareia. Este tipo de chuva não enche reservatório. Chuva para abastecer reservatório precisa ser frequente e persistente por vários dias consecutivos. Porém, a mesma chuva deste período já é mais favorável para aumentar a umidade do solo no sistema radicular de uma planta. E, como não existe água suficiente no reservatório, a irrigação pode ficar comprometida, consequentemente é possível que áreas de café registrem perdas, explica Oliveira.

Os produtores de áreas irrigadas devem estar atentos, pois pode faltar água para irrigação, antes do retorno das chuvas abundantes.

Como planejar uma safra e monitorar sua fazenda?

Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra. 

O Agroclima Pro é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade