PUBLICIDADE

Climatempo

Chuva em 24h supera os 100 mm em MG, SP e MT

Áreas de instabilidade persistem sobre o Centro-Oeste e Sudeste e chuva pode ser forte também no fim de semana

1 dez 2017 - 13h30
(atualizado em 2/12/2017 às 18h07)
Compartilhar
Exibir comentários

O mês de dezembro começou com tempo muito úmido sobre os estados do Sudeste e do Centro-Oeste. Com a chuva persistente, e com moderada a forte intensidade em algumas horas, grandes volumes, acima dos 50 mm, foram acumulados em 24 horas em muitas áreas das duas Regiões.

Em cidades do Triângulo Mineiro e do leste de Mato Grosso choveu mais de 100 mm entre 10 horas de ontem e 10 horas de hoje.

Em Jales, no noroeste de São Paulo, o acumulado de chuva em 24 horas já superava os 100 mm às 11 horas, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, mas o total entre 14 horas de quinta e 14 horas da sexta-feira, 1 de dezembro, chegava aos 111,8 mm.

Viçosa, em Minas Gerais, é mais uma localidade mineira que superou os 100 mm em 24 horas nesta sexta-feira. O acumulado entre 14 horas de 30/11/17 e 14 horas de 1/12/17 foi de 101,0 mm.

Confira os 10 maiores volumes de chuva registrados no Centro-Oeste e Sudeste entre 10 horas do dia 30/11/17 a 10 horas do dia 1/11/17. Em Araxá e em Uberaba, o acumulado de 24 horas foi mais de um terço da média de chuva normal para dezembro.

Foto: Climatempo

Maiores volumes de chuva no Sudeste entre 30 de novembro e 1 de dezembro de 2017

Foto: Climatempo

Maiores volumes de chuva no Centro-Oeste entre 30 de novembro e 1 de dezembro

No caso de Jales, o volume de 105,0 mm acumulados entre 11 horas de ontem e 11 horas de hoje representa metade da média de chuva para dezembro, que é de 218 mm.

Foto: Climatempo

Instabilidade persistente

As áreas de instabilidade que estão sobre o Sudeste o Centro-Oeste do Brasil vão persistir no decorrer desta sexta-feira. A chuva não tem hora para parar e pode cair com moderada a forte intensidade em várias horas e por todos os estados.

Para o fim de semana, a previsão é de mais chuva  nas duas Regiões. No caso do Centro-Oeste, a situação é de alerta para muita chuva tanto no sábado como no domingo. As pancadas de chuva serão frequentes em todos os estados e no Distrito Federal, com risco de chuva forte. A chuva não dará muita trégua ao Centro-Oeste. Em Mato Grosso, os períodos com sol serão maiores e as pancadas de chuva tendem a ocorrer especialmente à tarde e à noite.

Já na Região Sudeste, neste sábado, 2, a chuva continua frequente, por vezes moderada a forte, no Espírito Santo, no norte do estado do Rio e no centro, leste, oeste e norte de Minas Gerais. A Zona da Mata Mineira e a Região Serrana Fluminense passam o sábado com predomínio de céu nublado, mas com pouca chuva. Pode chover com fraca a moderada intensidade no litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro, incluindo o Grande Rio. No centro-sul e leste de São Paulo, incluindo a Grande São Paulo, e no Sul de Minas, o sol aparece entre muitas nuvens e não deve chover. O oeste e o norte de São Paulo têm sol, mas com pancadas de chuva moderadas a fortes a partir da tarde.

No domingo, 3 de dezembro, as áreas de instabilidade devem ter um ligeiro enfraquecimento, mas isto não quer dizer que vai parar de chover. As pancadas de chuva no domingo devem ocorrer principalmente à tarde e à noite sobre a maioria das áreas de São Paulo, de Minas Gerais e do interior do Rio de Janeiro. A chance de chuva é baixa no sul e no leste de São Paulo, no litoral do Rio de Janeiro, incluindo as capitais destes estados, e em Vitória e no extremo sul do Espírito Santo.

Áreas como o centro-norte capixaba, o Noroeste de Minas, o Vale do Rio Doce e o Vale do Jequitinhonha podem ter chuva a qualquer hora.

Foto: Climatempo

Foto de Flavio Pereira de Carvalho, Dores do Indaiá (MG)

O seu vídeo pode ser divulgado no nosso canal do Youtube, no site e nas redes sociais. É só gravar a condição do tempo e mandar para o nosso Whatsapp: 11 9 9420-7548.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade