PUBLICIDADE

Climatempo

Calor e sol forte predominam até domingo no Sudeste

Várias áreas Região terão pancadas de chuva. Calor, frente fria, baixa pressão atmosférica e um VCAN estimulam a formação de nuvens carregadas.

4 out 2019 - 00h29
Compartilhar
Exibir comentários

Por motivos diferentes, todos estados da Região Sudeste podem ter pancadas de chuva nos próximos dias. Um sistema de baixa pressão atmosférica, uma frente fria e um VCAN (Vórtice Ciclônico em Altos Níveis) influenciam o tempo em várias áreas do Sudeste. Mesmo com previsão de chuva, o calor predomina e pode chegar aos 40°C no norte de Minas Gerais.

39°C no interior de São Paulo

Calor e a influência de uma área de baixa pressão atmosférica vão estimular a formação de nuvens carregadas sobre São Paulo. 

O calor é intenso nesta sexta-feira, 4, e no sábado, 5 de outubro. A temperatura pode chegar aos 39°C em áreas do oeste e norte do estado. A Grande São Paulo e o interior terão várias horas com sol forte e há chance de pancadas de chuva à tarde ou à noite, com curta duração e em pequenas áreas.

No litoral paulista, tem uma sexta-feira com muitas nuvens, mas com previsão de chuva só para o litoral sul. No sábado, os períodos com sol aumentam e as pancadas de chuva devem ser a partir da tarde.

No domingo, a chegada de uma frente fria ao litoral paulista aumenta as condições para chuva em todas as regiões paulista. A temperatura tem ligeira queda, mas ainda faz calor.

Muito sol no Rio de Janeiro

Calor, um VCAN (Vórtice ciclônico em altos níveis) e uma frente fria vão influenciar o estado do Rio de Janeiro até o domingo.

O estado do Rio de Janeiro tem muito sol, calor e pouca chance de chuva nesta sexta-feira, 4, e no sábado, 5 de outubro. 

O Norte Fluminense pode ter um pouco de chuva nesta sexta-feira por causa da proximidade de áreas de instabilidade formadas pela circulação de um VCAN. A partir do fim da tarde, há uma possibilidade de pancadas de chuva na região de Resende, no Sul Fluminense. Sol forte e calor predominam na cidade do Rio de Janeiro

No sábado, 5, algumas pancadas de chuva poderão ocorrer novamente na região Resende, mas só no fim da tarde. Não chove no restante do estado. O Grande Rio tem muito sol e calor. 

No domingo, 6, o estado o Rio tem sol forte e calor, mas a aproximação de uma frente fria aumenta a nebulosidade e há possibilidade de pancadas de chuva à noite em quase todo o estado, inclusive no Grande Rio. Não tem previsão de chuva para o Norte Fluminense.

Foto: Climatempo

Foto de Gabriel Santana, Ribeirão das Neves (MG)

VCAN influencia o ES

A presença de um VCAN (Vórtice Ciclônico em Altos Níveis) sobre o mar, entre o Espírito Santo e o sul da Bahia estimula de formação de áreas de instabilidade sobre o Espírito Santo.

Nesta sexta-feira, 4, a região de São Mateus fica com tempo muito instável e pode chover com moderada a forte intensidade. Em Vitória e nas demais regiões capixabas o dia é com muitas nuvens, aberturas de sol e chuva a qualquer hora, mas sem chuva intensa.

No sábado, as áreas de instabilidade enfraquecem. Todo o estado tem maiores períodos com sol a partir da tarde e só há previsão de chuva para a região de São Mateus.

Para o domingo, a previsão é de sol forte e aumento do calor. O VCAN se afasta, o que permite a diminuição da nebulosidade.

Calor de quase 40°C em Minas Gerais

Calor, VCAN e uma frente fria vão estimular chuva em algumas áreas de Minas Gerais nos próximos dias. Mas em Belo Horizonte, e na maior parte do estado, o sol forte e o calor predominam na sexta-feira, 4, e no sábado. O noroeste de Minas Gerais deverá ser uma das áreas mais quentes do Brasil nos próximos dias, com calor em torno dos 40°C

Nesta sexta-feira, 4, as áreas de instabilidade do VCAN espalham muita nebulosidade sobre a região do Vale do Rio Doce.  O sol aparece e as pancadas de chuva podem ser com fraca a moderada intensidade.

Algumas áreas no Triângulo Mineiro e do Sul de Minas também podem ter pancadas de chuva a partir da tarde nesta sexta-feira por causa do calor e da influência de uma área de baixa pressão atmosférica.

Para o sábado, 5 de outubro,  a previsão é de sol forte e mais calor em praticamente todo o estado de Minas Gerais, com tempo seco. Há possibilidade de algumas pancadas de chuva a partir da tarde no Triângulo Mineiro e no Sul de Minas. O Vale do Rio Doce amanhece até nublado, mas depois o sol aparece entre muitas nuvens.

No domingo, o Noroeste de Minas, o Vale do Jequitinhonha e também o Vale do Rio Doce terão sol forte dia todo, pouca nebulosidade e muito calor. Em Belo Horizonte e nas outras áreas de Minas Gerais também vai fazer calor durante domingo e o sol aparece forte. Mas com a chegada de uma frente fria ao Sudeste, aumentam as condições para pancadas de chuva à tarde também à noite.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade