PUBLICIDADE

Climatempo

Brasil abaixo de zero!

Ao menos 80 cidades, em 6 estados tiveram temperaturas negativas na manhã desta terça-feira

20 jul 2021 - 10h08
(atualizado às 10h15)
Compartilhar
Exibir comentários

Foto: geada sobre capô de carro em Maria da Fé (MG), por Josi Simões

A massa de ar frio de origem polar que chegou no final de semana no Sul, ganhou ainda mais força nesta terça-feira, 20 de julho. Não teve registro de neve ou de chuva congelada, mas a manhã foi literalmente congelante no centro-sul brasileiro.  Seis estados registraram temperatura negativa: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.

Goiás não teve negativa, mas chegou perto: 0,2°C em Jataí

Temperaturas negativas: recorde de frio no BR em 2021

Pelas estações meteorológicas, ao menos 80 cidades tiveram temperaturas negativas no Brasil. A campeã neste congelante 20 de julho foi Urupema, que registrou -8,8°C, seguida por Bom Jardim da Serra com -7,4°C, ambas as cidades localizadas na serra catarinense.

A temperatura de -8,8°C em Urupema foi a menor temperatura oficialmente registrada no Brasil neste ano, pela medição do Epagri/Ciram, órgãos de monitoramento climático oficial do governo de Santa Catarina. O recorde anterior era de -7,5°C em Bom Jardim da Serra, no dia 29/6/2021, registrada pelo Instituto Nacional de Meteorologia. Apenas o Parque Nacional do Itatiaia (RJ) registrou temperatura mais baixa, com -9,9°C no começo em 1 de julho,  mas vale ressaltar que esta estação fica localizada 2450 metros de altitude, e é natural registrar temperaturas baixas. O local desta medição é desabitado e a Climatempo não o considera para a contabilidade de recordes de frio oficiais

Top 10 cidades mais frias em 20/7/2021

Um fato curioso é que algumas cidades de São Paulo foram mais frias do que algumas cidades da serra gaúcha e catarinense.  Confira as 10 menores temperaturas registradas no Brasil em 20/7/2021, pelo INMET,  Epagri/Ciram e pelo CIIagro.

Urupema-SC: -8,8°C (Ciram/ Epagri)

Bom Jardim da Serra-SC: -7,4°C (Ciram/ Epagri)

General Carneiro-PR: -7,9°C (Inmet) - recorde de frio histórico 

Urubici-SC: -6,9°C (Ciram/ Epagri)

Maria da Fé-MG: -5,0°C (Inmet)

Major Vieira - SC: -4,5 (Inmet)

Corumbataí-SP: -4,3°C (Ciiagro)

Vacaria-RS: -3,7°C (Inmet)

Curitibanos- SC: -3,1°C (Inmet)

Limeira-SP: -3,1°C (Ciiagro)

Sertãozinho-SP: -3,1°C (Ciiagro)

União da Vitória-PR: -3,0°C (Simepar)

Santa Salete-SP: -3,0°C (Ciiagro)

Menos frio nesta quarta-feira

Para esta quarta-feira, 21 de julho, completando 1 mês de inverno, ainda tem previsão de geada para o  Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo (sul do estado) e Minas Gerais (sul do estado). Porém, com o centro da massa de ar polar (região mais forte do sistema) indo para o mar, as temperaturas já devem ser menos baixas. Ainda devem ocorrer valores negativos.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade