PUBLICIDADE

Climatempo

Bandeira tarifária de energia será amarela em Outubro

Com o início do período chuvoso pelo Brasil as principais bacias geradoras de energia esperam elevar suas reservas de água

3 out 2019 - 12h47
Compartilhar
Exibir comentários

O consumidor deve estar atento as novas tarifas da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Neste mês de outubro a bandeira tarifária será amarela, o que significa um aumento de R$1,50 para cada 100 KhW consumidos. Nos meses de agosto a setembro a agência adotou a bandeira tarifária vermelha, no patamar 1, com acréscimo de R$ 4 para cada 100 kWh consumido.

De acordo com os meteorologistas da Climatempo, com o início do período chuvoso pelo Brasil as principais bacias geradoras de energia  esperam elevar suas reservas de água e, com isso, o nível dos reservatórios deve se estabilizar e voltar a aumentar e consequentemente haverá mais oferta de energia. Além disso, as pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) do Sul e do Sudeste voltam a produzir mais energia aumentando a oferta.

A crise hídrica é uma realidade, é preciso mudar a chave e procurar energias renováveis e gratuitas, explica o engenheiro Alcione Belache.  O ideal e optar por energias renováveis. Energias renováveis são aquelas diretamente regeneradas ou reabastecidas pela natureza, nos seus processos normais, tendo, a maioria delas, a grande vantagem de provocar reduzidos impactos ambientais. Elas apresentam-se como alternativas sustentáveis ao uso de fontes tradicionais como gás natural, centrais hídricas, carvão mineral e petróleo.

"As oportunidades de mercado estão cada vez mais crescentes e o mercado continuará a abrir-se para a produção de energia limpa e sustentável. Imagina que se consegue economizar 95% do valor pago utilizando os sistemas solares nas residências, empresas e no campo", explica Alcione.

"Ao instalar um sistema solar, o medidor de energia elétrica é trocado por um medidor bidirecional, que registra a quantidade de energia que foi injetada na rede (produção solar) e a quantidade de energia consumida. Esta compensação consta na fatura de energia elétrica e pode ser abatida da conta nos meses seguintes", elucida Belache.

Veja abaixo algumas alternativas para economizar 

Prefira lâmpadas econômicas: As lâmpadas LED podem representar uma grande economia de energia em relação ao uso de outros tipos de lâmpadas, gerando um consumo bem menor de eletricidade.

Utilize a luz natural: A luz do dia pode ser melhor utilizada para que não seja necessário acender lâmpadas para iluminar ambientes durante o dia. Nesse sentido, a instalação de janelas, claraboias ou prateleiras de luz podem contribuir para a economia de energia. 

Pinte ambientes em cores claras: A utilização da luz natural pode ser ainda melhor no caso de ambientes pintados em cores claras, pois isto fará com que a luz reflita no espaço e o ambiente seja mais facilmente iluminado. Além disso, ambientes com cores claras podem ser iluminados com lâmpadas mais econômicas, não demandando de um grande consumo de energia.

Mantenha os aparelhos sempre em bom estado:  Aparelhos elétricos e eletrodomésticos desgastados podem facilmente contribuir para um maior consumo de energia, pois necessitam de mais força para compensar quaisquer defeitos. Assim, itens como a borracha de vedação da geladeira ou filtros de ar-condicionado devem sempre ser verificados e limpos ou trocados quando necessário.

Não deixe aparelhos eletrônicos ligados: Entre os aparelhos que mais consomem energia, os eletrônicos aparecem entre os líderes sem sombra de dúvidas. Isso acontece especialmente pelo fato de eles ficarem ligados sem necessidade quando estão fora de uso. Mantê-los em stand-by, por exemplo, pode significar um aumento de até 12% no consumo de energia.

Consciência: Quando o ar condicionado estiver ligado, feche todas as portas e janelas. Tomar banhos mais curtos, selecionar a temperatura morna no chuveiro durante o verão. Nunca colocar alimentos quentes dentro da geladeira, eles vão fazer com que a geladeira precise funcionar mais para esfriar aquele item. Não forre as prateleiras da geladeira. Junte as roupas para passar todas de uma vez só.

 
Colaborou a assessoria de comunicação da Renovigi Energia Solar 
Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade