Circuito da Fórmula 1 coloca asfalto histórico à venda
Todo fã de Fórmula 1 sonha em ter um souvenir especial de um de seus circuitos favoritos. Agora, será possível comprar um pedaço do asfalto de uma das pistas mais tradicionais do calendário: o Circuito de Suzuka.
O autódromo está em reforma para receber o GP do Japão da temporada de 2026, que está agendado para acontecer entre os dias 27 a 29 de março, sendo essa a terceira parada do calendário. Entre as mudanças, está o recapeamento do traçado como a principal.
"Devido às obras de recapeamento do Circuito Oeste de Suzuka, estaremos vendendo o asfalto da pista que já sediou diversas corridas importantes, como a Fórmula 1 e as 8 Horas de Suzuka", escreveu o perfil da pista no X.
O circuito ainda não revelou o valor das peças, nem a quantidade exata dos pedaços que estarão à venda, porém a raridade da peça deve atrair colecionadores do mundo todo. Palco de decisões históricas desde 1980 até o início dos anos 2000, Suzuka é considerado um marco no calendário da Fórmula 1.
Pilotos lendários como Ayrton Senna, Michael Schumacher e Alain Prost tiveram capítulos de suas carreiras marcados por disputas no traçado desafiador de Suzuka, no Japão. Além da Fórmula 1, o circuito também é referência na disputa de duas rodas, sendo sede da prova das 8 Horas de Suzuka.
Segundo publicação oficial do circuito, os fragmentos comercializados serão resultado direto das obras de modernização da pista. O texto também afirma que o objetivo é preservar a memória dos grandes eventos sediados ali, incluindo a Fórmula 1, corridas nacionais e competições de motociclismo.
O asfalto a ser comercializado já presenciou carros realizando curvas a mais de 300 km/h e motos em disputas milimétricas de resistência. A reforma e o recapeamento buscam melhorar a aderência da pista e suavizar imperfeições, fator essencial para o sucesso em uma corrida da Fórmula 1 ou no motociclismo internacional.
Ver essa foto no Instagram