PUBLICIDADE

Estudo descarta desaceleração de aquecimento global

'Taxa de aumento de temperatura de 2000-14 foi 0,116 grau celsius de uma década, quase idêntica ao 0,113 grau uma década para 1950-99'

4 jun 2015 - 14h14
(atualizado em 5/6/2015 às 08h28)
Compartilhar
Exibir comentários
Desaceleração no ritmo do aquecimento global nos últimos anos pode ser ilusão, diz estudo
Desaceleração no ritmo do aquecimento global nos últimos anos pode ser ilusão, diz estudo
Foto: Eco Desenvolvimento

Uma desaceleração evidente no ritmo do aquecimento global nos últimos anos pode ser uma ilusão baseada em dados enviesados, de acordo com um estudo dessa quinta-feira (4), que não encontrou nenhuma ruptura em uma tendência de aumento das temperaturas.

Em 2013, o painel de especialistas climáticos da Organização das Nações Unidas (ONU) relatou um "hiato" no aquecimento desde cerca de 1998, apesar do aumento das emissões artificiais de gases de efeito estufa.

Siga o Terra Notícias no Twitter

O novo estudo norte-americano publicado na revista Science, baseado em uma reanálise de dados de temperatura em todo o mundo, não encontrou nenhuma pausa no aquecimento, apontado pela maioria dos especialistas em clima como culpado pela produção de ondas de calor, chuvas torrenciais e níveis do mar mais elevados.

"Não há percepção de diminuição na taxa de aquecimento entre a segunda metade do século 20 e os primeiros 15 anos do século 21", escreveram os especialistas liderados pela Administração Nacional Ocêanica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA, na sigla em inglês).

A taxa de aumento de temperatura de 2000-14 foi 0,116 grau celsius de uma década, quase idêntica ao 0,113 grau uma década para 1950-99, eles escreveram. 

Antártida se transforma em laboratório do clima para o planeta:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade