PUBLICIDADE

Asteroide gigante passará pela Terra nesta sexta-feira

31 ago 2017 13h20
ver comentários
Publicidade
Reprodução de animação da Nasa mostra a distância que o Florence passará da Terra
Reprodução de animação da Nasa mostra a distância que o Florence passará da Terra
Foto: Nasa

Um asteroide de mais de 4 quilômetros de diâmetro vai passar pela Terra nesta sexta-feira (1), segundo a Nasa. Chamado de "Florence", ele é o maior já registrado pela agência. Mas a Nasa garante que o asteroide não apresenta riscos. O Florence foi descoberto em março de 1981 e passará pela Terra a uma distância de sete milhões de quilômetros.

"É o maior objeto celeste a passar tão perto do nosso planeta desde a descoberta do primeiro asteroide nas proximidades da Terra, há mais de um século.", confirmou a Nasa em seu site.

Segundo Paul Chodas, responsável pelo Centro para o Estudo de Objetos Próximos à Terra, da Nasa, "muitos asteroides conhecidos cruzaram a Terra com uma distância mais curta do que fará o Florence, porém, todos eles eram menores".

Os cientistas da Nasa também planejam estudar o asteróide durante sua passagem, utilizando poderosos telescópios na Califórnia e em Porto Rico. "As imagens resultantes devem permitir determinar as dimensões exatas do asteroide e também revelar os detalhes de sua superfície com uma precisão de 10 metros", comentaram.

O Florence não deverá retornar às imediações do planeta até outubro de 2024, afirmou a Nasa.

Veja também

A tempestade Harvey em números:

 

Ansa - Brasil   
Publicidade
Publicidade