Ciclone no RS derruba torres de energia na Lagoa Mirim e mantém milhares no escuro
Força-tarefa mobiliza mais de 90 profissionais para reconstruir estruturas e restabelecer eletricidade em Santa Vitória do Palmar e Chuí.
A passagem de um forte ciclone pelo Rio Grande do Sul provocou severos danos à infraestrutura de transmissão de energia elétrica no Estado, resultando na queda de duas torres para dentro da Lagoa Mirim. As estruturas, que integram o sistema responsável por abastecer os municípios de Santa Vitória do Palmar e Chuí, ficaram deformadas devido à intensidade dos ventos registrados na última quinta-feira (6).
Ao todo, 26 torres do sistema de transmissão foram danificadas ao longo da tempestade. Para conter a crise energética na região do extremo sul gaúcho, uma operação conjunta entre a CEEE Equatorial e a Axia Energia mobilizou mais de 90 profissionais no domingo (9) para a retirada das estruturas caídas na lagoa e a reconstrução das linhas afetadas.
Como medida emergencial para conter os impactos do apagão, geradores foram instalados em pontos considerados essenciais pelas prefeituras das duas cidades atingidas. Apesar dos esforços de recuperação, cerca de 67 mil clientes da CEEE Equatorial continuavam sem fornecimento de energia elétrica até o final do fim de semana.
Diante do cenário de risco pós-temporal, a concessionária alertou os moradores para que mantenham distância de fios e cabos rompidos nas vias públicas. Segundo o presidente do grupo CEEE Equatorial, Riberto José Barbanera, a complexidade da operação exige atuação coordenada e prioriza a segurança dos técnicos e da população.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.