PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

China publica primeiro atlas geológico da Lua em alta definição

O livro abrange uma série de mapas da Lua e fornece dados importantes para futuras investigações e missões exploratórias do nosso satélite natural

2 mai 2024 - 12h21
Compartilhar
Exibir comentários

A China apresentou ao mundo o pioneiro atlas geológico lunar em alta definição. Este livro abrange uma série de mapas da Lua com uma escala impressionante de 1:2,5 milhões, fornecendo dados cruciais para futuras investigações e missões exploratórias do nosso satélite natural. Disponível em chinês e inglês, o atlas compreende tanto o Atlas Geológico Global da Lua quanto os Quadrângulos de Mapas, conforme detalhado pelo Instituto de Geoquímica da Academia Chinesa de Ciências (CAS).

Primeiro atlas geológico da Lua em alta definição
Primeiro atlas geológico da Lua em alta definição
Foto: Divulgação / Chinese Academy of Scien / Perfil Brasil

"O atlas geológico da Lua é de grande importância para estudar a evolução da lua, selecionar o local para uma futura estação de pesquisa lunar e utilizar os recursos lunares. Ele também pode nos ajudar a entender melhor a Terra e outros planetas do sistema solar, como Marte", conforme enfatizado ao O Globo por Ouyang Ziyuan, acadêmico da CAS e cientista lunar.

Atlas geológico lunar

Gregory Michael, afirma, ainda ao jornal O Globo, que "este mapa, em particular, é o primeiro em escala global a utilizar todos os dados da era pós-Apollo. Ele se baseia nas conquistas da comunidade internacional ao longo das últimas décadas. Ele será um ponto de partida para todas as novas questões de geologia lunar e se tornará um recurso primário para pesquisadores estudando processos lunares de todos os tipos". Michael é cientista sênior da Universidade Livre de Berlim, na Alemanha.

Estão mapeadas nada menos que 12.341 crateras de impacto, 81 bacias de impacto, 17 tipos de litologias e 14 tipos de estruturas, proporcionando uma visão abrangente da superfície lunar. A compilação desse atlas foi liderada por Ouyang Ziyuan e Liu Jianzhong, com o apoio de uma equipe de cientistas e cartógrafos de instituições de pesquisa relevantes desde 2012.

 * Sob supervisão de Lilian Coelho

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade