PUBLICIDADE

Áudio satírico circula fora de contexto para fazer crer que Dino confessou plano para destruir a economia

1 dez 2023 - 15h31
Compartilhar
Exibir comentários

Não é verdade que o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), afirmou que o governo Lula (PT) planeja arruinar a economia, aumentar o desemprego e destruir o comércio, como afirmam peças de desinformação. O áudio que circula nas redes com essas alegações foi produzido por um imitador e é oriundo de um canal que publica animações satíricas.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 280 mil visualizações no TikTok e 5.000 compartilhamentos no Facebook até a tarde desta sexta-feira (1º). Os posts circulam também no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).

Selo falso

Em áudio vazado Flávio Dino diz que o objetivo do governo Lula é destruir a economia
Posts compartilham áudio oriundo de desenho animado satírico que imita a voz de Flávio Dino para fazer crer que ministro teria revelado plano de destruir o Brasil
Posts compartilham áudio oriundo de desenho animado satírico que imita a voz de Flávio Dino para fazer crer que ministro teria revelado plano de destruir o Brasil
Foto: Aos Fatos

Um áudio satírico retirado de uma animação publicada em abril pelo canal Bastidores do Brasil tem circulado fora de contexto nas redes para sugerir que Flávio Dino teria sido flagrado confessando que o governo Lula planeja destruir o país. No vídeo, a voz do ministro é reproduzida por um comediante que o imita. Aos Fatos não localizou quaisquer declaração do tipo feita por Dino na imprensa ou nas redes.

Em nota, a assessoria do ministro afirmou que a voz do áudio não pertence ao ministro e que as peças de desinformação são "uma tentativa grosseira de imitação e imputação de atitudes criminosas ao senador". Em post publicado em sua conta no X (ex-Twitter) na tarde desta sexta-feira (1º), Dino classificou o conteúdo como "estapafúrdio".

Na animação, uma figura que retrata o ministro afirma que o governo não está fracassando e que o país está sendo conduzido da forma planejada. São citados então uma série de planos para destruir a economia, além de outras medidas para o fortalecimento do governo, como o controle do Exército, o enfraquecimento das polícias, o desarmamento e a aprovação do PL 2.630/2020, conhecido como "PL das Fake News".

Conhecido por criar sátiras de políticos com teor conservador, o Bastidores da Notícia já teve seus vídeos compartilhados por parlamentares como os deputados Bia Kicis (PL-DF) e Carlos Jordy (PL-RJ).

Referências:

1. YouTube

2. X (Fontes 1, 2 e 3)

3. Aos Fatos

Aos Fatos
Compartilhar
Publicidade
Publicidade