PUBLICIDADE

Carlo Acutis: quem era o jovem conhecido como "influenciador de Deus"?

O jovem ganhou reconhecimento pelo seu impacto na evangelização na internet, chegou a receber o apelido de "patrono da internet". Em 2006, Carlo perdeu a vida para a leucemia

23 mai 2024 - 16h09
Compartilhar
Exibir comentários

Carlo Acutis, um jovem influenciador italiano de Deus destinado a se tornar um santo, ficou conhecido por seu profundo impacto na evangelização por meio da internet. Nascido em Londres em 1991, Acutis mudou-se para a Itália com sua família, onde sua devota criação católica o levou a criar um site catalogando milagres e evangelizando, ganhando o título de "patrono da internet". Sua capacidade de alcançar um público global com tecnologia ultrapassada demonstrou suas excepcionais habilidades de comunicação e sua fé inabalável.

Carlos Acutis, "influencer de Deus", foi beatificado em 2020
Carlos Acutis, "influencer de Deus", foi beatificado em 2020
Foto: Reprodução / Vatican News / Perfil Brasil

O jovem faleceu em 2006, vitima de leucemia. "Em setembro de 2006, surgiram os primeiros sinais de doença e, após o diagnóstico, uma leucemia fulminante. Com total confiança, entregou a Deus o pouco tempo de vida que lhe restava. Faleceu no dia 12 de outubro de 2006 e foi beatificado no dia 10 de outubro de 2020", relata o site do Vatican News.

A cerimônia de beatificação de Acutis, realizada na Basílica de São Francisco de Assis, assentou um marco significativo, atribuindo a ele um milagre no Brasil. Sua influência transcendeu fronteiras, com um milagre em Campo Grande, onde uma criança com uma doença rara congênita foi curada depois que o avô tocou suas roupas expostas em uma paróquia. Seu profundo impacto no mundo digital lhe rendeu os títulos de "ciberevangélico" e "santo patrono da internet".

Papa reconhece segundo milagre de Carlo

Nesta quinta-feira (23), o Papa Francisco reconheceu um segundo milagre atribuído a Acutis, abrindo caminho para sua canonização como santo. A atribuição de um segundo milagre significa que ele pode agora ser elevado à santidade, mas o Vaticano ainda não decidiu quando isso acontecerá.

A liturgia da Igreja Católica Romana afirma que somente Deus realiza milagres, mas que os santos intercedem em nome das pessoas que oram a eles. Um milagre geralmente é a cura clinicamente inexplicável de uma pessoa.

Devido ao seu "importante papel na evangelização através da internet", Acutis também foi nomeado patrono da Jornada Mundial da Juventude do ano passado, em Lisboa.

*texto sob supervisão de Tomaz Belluomini

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade