PUBLICIDADE

Cantora Marisa Monte recebe título de doutora honoris causa da USP

A artista é a terceira mulher na história da universidade a receber a honraria; cerimônia aconteceu dias depois de seu show gratuito na USP

24 jun 2024 - 23h24
Compartilhar
Exibir comentários

Na tarde desta segunda-feira (24), Marisa Monte foi homenageada com o título de Doutora Honoris Causa pela Universidade de São Paulo (USP). Este reconhecimento é um marco importante não apenas para a cantora, mas para toda a comunidade artística e acadêmica, já que ela é a terceira mulher a receber a honraria na história da universidade. A cerimônia aconteceu no auditório do centro de difusão internacional.

Marisa Monte recebeu o título nesta segunda
Marisa Monte recebeu o título nesta segunda
Foto: feira (24) - Reprodução/ Instagram / Perfil Brasil

A iniciativa de homenagear Marisa Monte partiu da professora Carlota Botto, diretora da Faculdade de Educação da USP, e contou com o apoio de Eloisa Bonfá, diretora da Faculdade de Medicina da USP, e da professora e cardiologista Ludhmila Hajjar.

Este título é um dos mais altos reconhecimentos acadêmicos de uma instituição universitária, destinado a celebrar pessoas que serviram de exemplo para a comunidade universitária e para a sociedade.

Por que Marisa Monte foi homenageada?

Marisa Monte não atua apenas no ramo da música, mas também contribui para iniciativas sociais, como a emissora USP Diversa. Esse projeto visa arrecadar fundos e oferecer bolsas de estudo para alunos em vulnerabilidade socioeconômica. Além disso, ela idealizou o Espaço Imaginário Marisa Monte no Instituto do Coração (Incor), oferecendo conforto emocional aos pacientes através de doações de instrumentos musicais, livros e outros recursos.

A escolha de Marisa Monte para receber a honraria destaca sua influência transcultural e seu compromisso com causas sociais. A artista se tornou a terceira mulher na história da USP a receber tal título, juntando-se a outras figuras eminentes como Eveline Du Bois Reymond Marcus, uma zoóloga dedicada, e Maria da Penha Maia Fernandes, cujo nome fortaleceu a luta contra a violência doméstica no Brasil.

Até o momento, já foram entregues 123 títulos de doutor honoris causa.

Cantora fez show gratuito na USP

No último sábado (22), Marisa Monte já havia se apresentado no campus Butantã da USP, de forma gratuita. Milhares de pessoas se reuniram na Praça do Relógio para prestigiar a cantora, que fez o show ao lado do cantor Arnaldo Antunes e da Orquestra Sinfônica da USP (OSUSP).

Nas redes sociais, ela disse que o dia foi uma celebração de música, educação e cidadania.

*texto sob supervisão de Tomaz Belluomini

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade