Calorão: Governo do Rio de Janeiro monta força-tarefa para emergências
Para combater as temperaturas recordes que atingem o Rio de Janeiro, o governo estadual estruturou uma força-tarefa multissetorial com foco imediato na saúde e no bem-estar da população. As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) receberam um incremento em suas equipes para agilizar o socorro a pacientes com sintomas de estresse térmico.
Calorão no Rio de Janeiro
A estratégia de hidratação tornou-se uma das frentes mais visíveis do plano. A Cedae iniciou a distribuição gratuita de milhares de litros de água e toneladas de gelo em pontos estratégicos. Além das praias icônicas como Copacabana e Ipanema, a companhia priorizou terminais de transporte e bairros conhecidos como "ilhas de calor", a exemplo de Bangu, Campo Grande e Madureira. O diretor-presidente da estatal, Aguinaldo Ballon, garantiu que o abastecimento de água no estado segue normalizado através do Sistema Guandu, sem riscos de falta de água apesar do aumento no consumo.
No campo da segurança e salvamento, o Corpo de Bombeiros intensificou a Operação Verão. Segundo o coronel Charbio Marchett Pinho Guijarro, da Defesa Civil, mais de mil homens estão atuando na orla, utilizando inclusive drones com alertas sonoros para desencorajar banhos noturnos e monitorar riscos. O balanço parcial impressiona, com milhares de resgates marítimos e atendimentos a crianças perdidas. A orientação oficial é que pais utilizem pulseiras de identificação nos pequenos, facilitando o reencontro em praias lotadas.
Saúde
O monitoramento clínico nas unidades de saúde do Rio de Janeiro agora segue um protocolo rigoroso para identificar sinais de insolação e desidratação, como náuseas, taquicardia e confusão mental. O secretário de Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, reforçou que a união de esforços entre as secretarias é vital para atravessar essa onda severa, prevista para durar até os primeiros dias de janeiro.
"O objetivo das ações coordenadas é a prevenção e a resposta rápida, o que já está acontecendo", afirmou. "É importante essa união de esforços. Nós temos, aí, até o dia 2 ou 3, uma onda severa de calor. O governo do estado está, sim, preparado e estsá monitorando a situação para cuidar da vida das pessoas", conclui.