PUBLICIDADE

Tudo acaba um dia, diz Bolsonaro em recado a Maia

1 fev 2021 - 12h17
(atualizado às 12h19)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente Jair Bolsonaro mandou um recado ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), dizendo para o deputado "ser feliz" e que "tudo acaba um dia".

Presidente Jair Bolsonaro fala com jornalistas após reunião no Ministério da Economia
27/01/2021 REUTERS/Ueslei Marcelino
Presidente Jair Bolsonaro fala com jornalistas após reunião no Ministério da Economia 27/01/2021 REUTERS/Ueslei Marcelino
Foto: Reuters

Bolsonaro, que tem Maia como um dos seus principais inimigos políticos, foi instado por um apoiador a mandar um recado a Maia, em conversa na saída do Palácio da Alvorada, na manhã desta segunda-feira.

"Seja feliz. Tudo acaba um dia. Meu mandato vai acabar um dia. Nós devemos nos preparar para este momento aí", disse Bolsonaro.

Maia e o presidente estão em lados opostos na disputa pela presidência da Câmara que acontece nesta segunda. Enquanto Maia patrocina a candidatura de Baleia Rossi (MDB-SP), Bolsonaro trabalha e já declarou apoio explícito a Arthur Lira (PP-AL).

Nessa disputa, Bolsonaro e Lira estão a frente. Nesse final de semana, Maia perdeu o apoio de seu próprio partido. Com a bancada do DEM rachada, a direção da legenda decidiu liberar a bancada, o que tirou força de Maia dentro de sua própria sigla.

Bolsonaro aposta em uma vitória de Lira para aumentar sua influência no Parlamento e ser capaz de desengavetar pautas polêmicas que tratam de costumes, como liberação das armas, que animam sua militância mas eram restringidas por Maia.

ALIANÇA

A retomada das pautas de extrema direita é uma maneira do presidente tentar agitar sua militância em um momento em que perde espaço e aprovação, de acordo com as pesquisas mais recentes.

A perda de capacidade de mobilização levou também Bolsonaro a desistir da criação do Aliança pelo Brasil, partido que ele anunciou que criaria em novembro de 2019, depois de brigar e sair do PSL.

Nesta segunda, o presidente repetiu que irá procurar agora um novo partido para se filiar e que vai começar a discussão essa semana, depois da eleição no Parlamento.

"Olha, vai ser difícil formar o partido. Vai ser difícil formar. Problema burocrático. Então, tem que pensar em outra alternativa aí. Agora, estamos tendo tempo para discutir este assunto. Em 2018 não deu tempo", disse aos apoiadores.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade