PUBLICIDADE

Trezentas famílias ocupam área da USP desde domingo

Assessoria de imprensa da reitoria da USP disse que o terreno pertence à instituição e que a universidade está tomando as medidas cabíveis

23 dez 2014 - 07h33
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Nenhuma das pessoas que ocupam o local recebeu qualquer tipo de notificação</p>
Nenhuma das pessoas que ocupam o local recebeu qualquer tipo de notificação
Foto: Marcos Santos/USP Imagens / Divulgação

Um terreno da Universidade de São Paulo (USP) na zona oeste da capital paulista, ao lado do Hospital Universitário, foi ocupado nesta segunda-feira por cerca de 300 famílias, próximo do portão 3 de instituição. Os invasores derrubaram parte dos muros que cercam o terreno e estão levantando acampamento com barracas de lona e plástico, desde domingo.

Os participantes da invasão são moradores de comunidades vizinhas à USP – como a favela São Remo, Jardim Bonfiglioli e Jaguaré – e não integram diretamente de nenhum movimento social. Segundo uma das coordenadoras da ocupação, que só quis se identificar como Maiara, o grupo pretende, com a ação, que o terreno seja destinado a algum projeto de moradia popular.

“O terreno está abandonado há mais de 20 anos. Se for para fazer um loteamento, a gente pode pagar por mês como se fosse o [programa] Minha Casa Minha Vida, ou como se fosse um CDHU [conjuntos habitacionais populares da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano de São Paulo]; nós estamos abertos”, justificou Maiara.

Drauzio Varella se diz “envergonhado” por estupros na USP:

Ela disse que o terreno está sendo usado como local de consumo de drogas e de armazenagem de produtos de furtos e roubos. Segundo ela, nenhuma das pessoas que ocupam o local recebeu qualquer tipo de notificação.

“Vim tentar uma casa, eu minha filha e minhas duas netinhas. Sou viúva. Consegui aqui um barraquinho para a gente. Eu espero que façam uma coisa decente, sem bagunça. A gente está aqui debaixo de lona porque precisa; não precisasse, não estava”, disse Cirlene Araújo dos Santos, ex-moradora da favela São Remo.

A assessoria de imprensa da reitoria da USP disse que o terreno pertence à instituição e que a universidade está tomando as medidas cabíveis.

 

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade