PUBLICIDADE

Tragédia da covid poderia ter sido evitada, diz Renan em CPI

Para o relator, o número de mortes e de casos seria menor caso medidas adequadas tivessem sido colocadas em prática

27 abr 2021 - 14h30
(atualizado às 14h49)
Compartilhar
Exibir comentários
Senador Renan Calheiros no Congresso Nacional
27/04/2021
REUTERS/Adriano Machado
Senador Renan Calheiros no Congresso Nacional 27/04/2021 REUTERS/Adriano Machado
Foto: Reuters

O relator da CPI da Covid, senador Renan Calheiros (MDB-AL), disse nesta terça-feira (27) ter absoluta convicção de que a tragédia da covid-19 no país, com elevado número de mortes e de casos, poderia ter sido evitada com ações adequadas e tempestivas.

Alvo de questionamentos de parlamentares governistas, que temem sua condução como relator dos trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) no Senado, Renan prometeu atuação isenta, imparcial e despolitizada. Criticou, no entanto, que a gestão do Ministério da Saúde tenha sido dada a um não especialista, em referência ao ex-ministro Eduardo Pazuello, um general do Exército.

Renan afirmou ainda que não fará acusações sem provas e que se pautará por argumentos científicos. Numa primeira sugestão de funcionamento da comissão, o relator propôs a requisição de documentos e informações ao Executivo sobre contratações de vacinas, regulamentações de medidas sanitárias como isolamento social, e registros de ações relacionadas a medicamentos sem comprovação científica comprovada, entre outros.

O senador também sugeriu audiências com o atual ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e seus antecessores. As sugestões precisam ser chanceladas pelos demais integrantes da CPI.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade