PUBLICIDADE

STF inicia julgamento de habeas corpus de Lula

A Segunda Turma do Supremo iniciou o julgamento de dois pedidos apresentados pela defesa do ex-presidente. A defesa de Lula argumenta que o ex-juiz federal e hoje ministro da Justiça, Sergio Moro, é 'inimigo' do ex-presidente e, por isso, não estaria apto a julgá-lo.

25 jun 2019 - 16h07
(atualizado às 16h11)
Compartilhar
Exibir comentários
Ex-presidente foi preso em 7 de abril de 2018
Ex-presidente foi preso em 7 de abril de 2018
Foto: MIGUEL SCHINCARIOL/AFP/Getty Images / BBC News Brasil

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou há instantes o julgamento de dois habeas corpus apresentados pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Nos pedidos, a defesa de Lula argumenta que o ex-juiz federal e hoje ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, é inimigo do ex-presidente. Não estaria, portanto, apto a julgá-lo.

Se os pedidos da defesa forem acolhidos, todas as decisões de Moro em relação a Lula precisariam ser anuladas, inclusive a condenação no caso do tríplex do Guarujá (SP), ocorrida em julho de 2017.

Um dos resultados possíveis da sessão de hoje é a soltura do ex-presidente, que está preso desde o dia 7 de abril de 2018.

O pedido mais antigo da defesa de Lula já começou a ser votado pela Segunda Turma no final do ano passado - o julgamento foi interrompido por um pedido de vista do ministro Gilmar Mendes.

Há dois votos contrários ao pedido do ex-presidente, dos ministros Edson Fachin e Cármen Lúcia.

Ainda precisam votar o próprio Mendes e os ministros Ricardo Lewandowski e Celso de Mello.

Mendes devolveu o processo à pauta no começo deste mês, pouco depois de o site The Intercept revelar supostas trocas de mensagens entre Moro e os procuradores da Lava Jato quando o atual ministro ainda era juiz.

Ao longo do dia de ontem, especulou-se sobre um possível adiamento no julgamento dos pedidos de Lula. A ministra Cármen Lúcia divulgou uma nota para negar que tivesse alterado a ordem de julgamento dos casos.

Neste momento, o ministro Edson Fachin lê seu relatório sobre o caso.

Mais informações em instantes.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

https://www.youtube.com/watch?v=E8D3kFfiyoE

https://www.youtube.com/watch?v=CX34mU97u0M

https://www.youtube.com/watch?v=uhYuqzGJNE0

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade