PUBLICIDADE

Sensação de impunidade segue, diz delegada próxima a Moro

Segundo Érika Marena, poderosos ainda se sentem seguros para cometer irregularidades

23 nov 2018 - 11h28
(atualizado às 12h18)
Compartilhar
Exibir comentários

Mesmo após quatro anos de operação Lava Jato ainda há uma sensação de impunidade no país e muitos continuam dispostos a praticar crimes, disse nesta sexta-feira a delegada da Polícia Federal Érika Marena, que atuou na operação de combate à corrupção e que fará parte da equipe do futuro ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, no próximo governo.

Durante evento organizado pela FGV Energia, Marena afirmou que mesmo após quase 60 operações ao longo de mais de quatro anos de Lava Jato ainda há políticos, governantes e empresários que acreditam que vale à pena entrar em esquemas de propina, corrupção e desvio de verbas públicas.

Agentes da PF durante operação em São Paulo
Agentes da PF durante operação em São Paulo
Foto: Leonardo Benassatto / Reuters

"A Lava Jato mostrou que políticos foram para cadeia, mas a sensação de impunidade continua forte e os gestores públicos ainda apostam em direcionar contratação, propina e empresários acham que vale a pena entrar nesse jogo", disse.

Marena, que assumirá o Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional do próximo governo, disse esperar que a sociedade se mobilize contra os casos de corrupção e que, além de uma melhora nos mecanismos de gestão das verbas públicas, se desenvolva um sentimento de inconformismo entre a população.

"O que eu espero após a Lava Jato é inconformismo da nossa população quanto ao que acontece. Não é possível a quantidade de impostos nesse país, a começar do mais humilde, e não é possível ver após a Lava Jato haver operações deflagradas diariamente", disse.

Marena criticou ainda o fechamento de unidades de delegacias de combate à corrupção pelo Brasil, e cobrou um maior engajamento dos governos no combate aos desvios e irregularidades.

"Espero que uma herança da Lava Jato seja inconformismo com a situação, que tenhamos um governo comprometido com o combate a corrupção, que fortaleça as instituições que atuam nisso com pessoas e materiais", disse.

"A Lava Jato teve e tem sua importância, mas vemos, infelizmente, dioturnamente operações mostrando que ainda há muitas pessoas dispostas a roubar o país", acrescentou.

Nesta sexta-feira, a Lava Jato deflagrou sua 56ª fase para cumprir 22 mandados de prisão e diversas ordens de busca e apreensão como parte de investigação sobre suspeita de pagamento de propina de 68 milhões de reais de empreiteiras a agentes públicos e empresários na construção de um prédio da Petrobras na Bahia.

Veja também

Top Político: Nome de Guilherme Schelb para Ministério da Educação agrada evangélicos:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade