PUBLICIDADE

Rússia cancela embargo à importação de carne bovina brasileira

O Itamaray informou que vem atuando junto com o Mapa para recuperar mercados estratégicos para a exportação do produto.

7 abr 2023 - 11h27
(atualizado às 12h00)
Compartilhar
Exibir comentários

A Rússia informou ao governo brasileiro o fim das restrições à importação de carne bovina impostas em razão do caso isolado do "mal da vaca louca", a Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB). A informação foi divuilgada nesta sexta-fera (07) pelo Itamaraty. O caso do "mal da vaca louca" foi classificado como atípico e ocorreu no estado do Pará no dia 22 de fevereiro.

A Rússia anunciou o fim do embargo às importações de carne bovina brasileira Crédito
A Rússia anunciou o fim do embargo às importações de carne bovina brasileira Crédito
Foto: Canva Fotos / Perfil Brasil

Diferentemente da forma clássica da enfermidade do "mal da vaca louca", a forma atípica é de ocorrência natural e espontânea no rebanho bovino e não representa risco à saúde pública e também não justificam restrições à importação, segundo diretrizes da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).

O anúncio da Rússia, que se soma à recente reabertura do mercado das Filipinas em 28 de março, e à reabertura de outros mercados, representa a plena normalização do comércio do produto com país transcontinental. A China, que também havia imposto embargo em razão do "mal da vaca louca", já retomou as importações de carne bovina brasileira.

Em razão da ocorrência, a Rússia havia suspendido, em 1º de março, a importação de carne bovina proveniente de animais com mais de 30 meses de idade provenientes do Pará.

O Ministério das Relações Exteriores (MRE), por intermédio de sua rede de embaixadas, em conjunto com as equipes de adidos agrícolas do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) em países estratégicos, segue atuando desde a ocorrência do caso de EEB para evitar fechamentos indevidos de mercados.

No ano passado, as exportações de carne bovina para a Rússia somaram cerca de 165 milhões de dólares, o equivalente a 24 mil toneladas do produto. As Filipinas são o sexto destino das exportações de carne bovina do Brasil, somando 275 milhões de dólares em 2022 (61 mil toneladas), informou o Palácio do Itamaraty.

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade