PUBLICIDADE

RJ: Exército pode entrar na Maré a partir deste sábado

Os militares permanecerão no complexo de favelas até o dia 31 de julho

1 abr 2014 - 15h27
(atualizado às 16h57)
Compartilhar
Exibir comentários

As Forças Armadas estão autorizadas a entrar no Complexo de Favelas da Maré a partir do primeiro minuto do próximo sábado, anunciou o Ministério da Defesa nesta terça-feira. Segundo a Diretriz Ministerial nº 9, assinada pelo ministro da Defesa, Celso Amorim, que define como será a aplicação da Garantia da Lei e da Ordem (GLO) solicitada pelo governador Sérgio Cabral, os militares permanecerão no Complexo até o dia 31 de julho.

Com a assinatura da GLO, as Forças Armadas ganham poderes de polícia dentro da Maré e poderão efetuar prisão em flagrante, patrulhamento e vistoria. Além da Brigada Paraquedista, as forças militares contarão com apoio de batalhões e brigadas de outras regiões.

A GLO irá valer na Praia de Ramos, Parque Roquete Pinto, Parque União, Parque Rubens Vaz, Nova Holanda, Parque Maré, Conjunto Nova Maré, Baixa do Sapateiro, Morro do Timbau, Bento Ribeiro Dantas, Vila dos Pinheiros, Conjunto Pinheiros, Conjunto Novo Pinheiros (Salsa & Merengue), Vila do João e Conjunto Esperança.

Ontem foi publicada no Diário Oficial da União a autorização da presidenta Dilma Rousseff para emprego das Forças Armadas. Cabral solicitou apoio federal depois que uma série de Unidades de Polícia Pacificadora no Rio foram atacadas por criminosos.

Cerca de 130 mil pessoas moram na Maré, localizada entre a Avenida Brasil e a Linha Vermelha e parte do caminho entre o centro da cidade e o aeroporto internacional do Galeão. A polícia militar ocupou o Complexo no domingo a fim de abrir espaço para a entrada do Exército no local, a exemplo do que ocorreu no complexo de favelas do Alemão. 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade