PUBLICIDADE

Rio é a 4ª cidade do mundo onde se perde mais tempo no transporte público, diz pesquisa

Relatório da Moovit mostra o tempo médio que os cariocas gastam nas viagens utilizando o serviço de transporte público Rio é a 4ª cidade do mundo onde se perde mais tempo no transporte público, diz pesquisa

25 jan 2023 - 08h28
Compartilhar
Exibir comentários

O Rio de Janeiro é a quarta cidade no mundo com maior tempo médio de viagem no transporte público. É o que aponta um relatório do Moovit divulgado nesta quarta (24/01). Os cariocas levam, em média, 67 minutos para se deslocar de um ponto a outro do município. Ainda segundo o estudo, o Rio está atrás apenas de Bogotá (Colômbia), com 71 minutos; Cidade do México, com 73 minutos, e Istambul (Turquia), que lidera o ranking com 77 minutos.

Foto: Foto de arquivo - engarrafamento no Rio de Janeiro | Rafa Pereira - Diário do Rio / Diário do Rio

Ainda segundo o levantamento, a partir de dados colhidos em 2022, 11,73% das pessoas fazem trajetos de duas horas ou mais em uma direção única. Já as viagens de média duração, de uma a duas horas, são feitas por cerca de 32,72% das pessoas. E as viagens curtas são realizadas por 19,12% da população carioca. Essas viagens incluem o tempo de espera, deslocamento e caminhada. No que diz respeito à quilometragem percorrida, o Rio de Janeiro tem a segunda maior distância média no país, com 11,42km. Além disso, 33% das viagens passam por pelo menos 12 km.

O relatório também mostra que, além do Rio, duas cidades brasileiras ficam entre as dez com o maior tempo médio de viagem: Recife (64 min) e São Paulo (62 min). Já com relação ao tempo de espera, Recife lidera com 27 minutos. Em seguida, está Belo Horizonte, com 24 minutos, e Brasília e Salvador empatadas, com 23 minutos. Por sua vez, Curitiba é a cidade com a maior porcentagem de esperas curtas (menos de 30 min), chegando a 17%. Considerando a troca de veículo ou de modal, 27% das viagens em Curitiba têm três baldeações ou mais. É a terceira cidade no mundo, atrás da Cidade do México (29%) e Paris (28%). Porto Alegre é a única cidade em que mais da metade das viagens são diretas (53%).

Em relação à quilometragem percorrida, o Rio tem a segunda maior distância média no país, com 11,42 km e 33% das viagens passam por pelo menos 12 km.

O relatório completo está disponível no site do Moovit e permite a busca por cidade ou país. Os dados avaliados são tempo de viagem, tempo de espera, baldeações, distância percorrida, incentivo ao uso do transporte público, frequência de uso, tipos de viagem e impactos da Covid-19.

Diário do Rio
Compartilhar
Publicidade
Publicidade