Script = https://s1.trrsf.com/update-1789154714/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Publicidade

TSE julga nesta quinta-feira se Arruda poderá disputar governo do DF

Recurso contra decisão do TRE-DF que barrou candidatura do ex-governador será analisado pelo plenário da Corte

24 set 2026 - 10h09
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
O Tribunal Superior Eleitoral julga nesta quinta-feira o recurso de José Roberto Arruda contra o indeferimento de sua candidatura ao governo do DF. Sob relatoria do ministro Dias Toffoli, o caso chega ao TSE após o TRE-DF rejeitar o registro por unanimidade, declarando o ex-governador inelegível até 2030 com base na Lei da Ficha Limpa, devido a seis condenações por improbidade administrativa ligadas à Operação Caixa de Pandora. Cabe agora ao plenário da corte decidir seu futuro político.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) analisa nesta quinta-feira, 24, o recurso apresentado pelo ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda (PSD) contra o indeferimento de sua candidatura ao governo do DF nas eleições deste ano. A sessão está marcada para começar às 10h, e o caso está sob relatoria do ministro Dias Toffoli.

A ação chegou ao TSE após o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) rejeitar, por unanimidade, o registro da candidatura de Arruda. A decisão regional considerou que o ex-governador permanece inelegível em razão de seis condenações por improbidade administrativa relacionadas à Operação Caixa de Pandora.

José Roberto Arruda (PSD) teve candidatura ao governo do DF indeferida nas eleições de 2026
José Roberto Arruda (PSD) teve candidatura ao governo do DF indeferida nas eleições de 2026
Foto: André Dusek/Estadão / Estadão

A decisão do TRE-DF foi tomada em 3 de setembro. Na ocasião, o relator do processo na Corte, desembargador Guilherme Pupe, entendeu que Arruda está inelegível até 2030 em razão das condenações e da aplicação da Lei da Ficha Limpa. Os desembargadores André Puppin, Leonor Aguena, Asiel Henrique e João Egmont acompanharam o voto do relator.

Com o processo liberado por Dias Toffoli para julgamento, caberá agora ao plenário do TSE analisar o recurso e definir a situação do registro de candidatura de Arruda.

Estadão
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra