0

Temer faz apelo por mais otimismo com o país

Em meio à turbulência no mercado financeiro do Brasil, presidente diz que o País merece esse pensamento positivo

8 jun 2018
12h31
atualizado às 12h58
  • separator
  • comentários

Em meio à turbulência nos mercados financeiros no país, um dia após disparada do dólar e forte queda do Ibovespa, o presidente Michel Temer fez um apelo nesta sexta-feira para que todos sejam otimistas com o país.

"Neste momento, vamos nos inspirar neste extraordinário desenvolvimento tecnológico que está sendo feito nessa região, para dizer: vamos ser todos otimistas na convicção mais absoluta de que o Brasil merece esse otimismo", disse Temer ao encerrar discurso na cerimônia de lançamento da construção do reator multipropósito brasileiro, em Iperó (SP).

Presidente Michel Temer pediu otimismo aos brasileiros, em meio à turbulência financeira no País
Presidente Michel Temer pediu otimismo aos brasileiros, em meio à turbulência financeira no País
Foto: Ueslei Marcelino / Reuters

Na quinta-feira, o dólar fechou em alta de 2,28 por cento, a 3,9258 reais na venda, maior patamar desde 1º de março de 2016, em meio a preocupações com o quadro eleitoral e com a situação fiscal do país. Na máxima do dia, a moeda norte-americana foi a 3,9684 reais. 

O Ibovespa, principal índice de ações da B3, caiu 2,98 por cento, a 73.851 pontos, menor patamar de fechamento desde 20 de dezembro do ano passado. No pior momento do dia, o índice chegou a despencar 6,5 por cento. 

Em entrevista à TV Brasil, Temer chegou a dizer na quinta-feira que a instabilidade do dólar era normal, decorrente de fatores externos, mas admitiu que o quadro eleitoral incerto aumentava a volatilidade. O presidente garantiu, no entanto, que o país não corre risco de uma crise cambial.

Nesta sexta-feira, o dólar recuava fortemente, mais de 3 por cento, depois que o Banco Central anunciou uma atuação mais pesada na noite de quinta-feira.

Mas o Ibovespa ainda caía cerca de 2 por cento e o mercado de juros futuros seguia agitado.

Temer foi a Iperó para a cerimônia de lançamento do primeiro reator nuclear brasileiro de enriquecimento de urânio para fins médicos, que contará com investimento de 750 milhões de reais.

Veja também:

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade