PUBLICIDADE

Política

Temer diz que terá autonomia na articulação política após encontro com Lula em SP

9 abr 2015 - 19h20
(atualizado às 19h20)
Compartilhar
Exibir comentários

Recém-nomeado como novo articulador político do governo, o vice-presidente Michel Temer garantiu nesta quinta-feira que recebeu da presidente Dilma Rousseff autonomia para conduzir a articulação política do Executivo com o Congresso Nacional e disse que ela lhe pediu para "ajudar a governar".

Temer reuniu-se nesta quinta em São Paulo com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para tratar da reforma política e disse que também vai se encontrar com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, do PSDB, para tratar do assunto.

Em entrevista após o encontro com Lula, Temer foi questionado por jornalistas se terá autonomia para fazer nomeações como novo articulador político do governo.

"A presidenta me deu poderes para tanto. Evidentemente que eu sempre conversarei com ela. Eu planejarei essas fórmulas e trocarei ideias com ela, afinal ela é a presidenta da República. Mas eu tenho autonomia para fazer todos os levantamentos, todos os estudos", disse Temer.

"Eu sou vice-presidente da República. Quando a presidente me pediu ela disse 'olha, nós somos parceiros, você vai me ajudar a governar'. E é isso que eu estou fazendo."

Mais cedo, no Rio de Janeiro, a presidente fez elogios à "imensa capacidade" de construir consensos de seu vice. Disse ainda que "a autonomia está dada (a Temer), porque ele integra o governo e não é estranho ao governo".

O novo articulador de Dilma, que é presidente do PMDB, também comentou sobre os presidentes da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Temer chamou ambos de "companheiros" e "amigos" e disse que o Executivo não governa sozinho e que conta com a ajuda do Congresso.

Cunha e Renan têm dado dor de cabeça ao governo no Congresso desde o início do segundo mandato de Dilma. Renan, por exemplo, devolveu uma medida provisória ao Executivo, e Cunha presidiu votações de matérias que desagradam o Palácio do Planalto.

Temer disse ainda que estudará na semana que vem a possibilidade de se licenciar do comando partidário e que tem tratado desse assunto.

Caso ele volte a se licenciar do cargo, o posto deve ser novamente passado ao senador Valdir Raupp (RO), primeiro vice-presidente do PMDB.

REFORMA POLÍTICA

Temer disse que Lula mostrou-se empolgado com a conversa sobre a reforma política e que o ex-presidente disse, inclusive, estar disposto a ir a Brasília tratar do assunto com lideranças políticas, se necessário.

O vice-presidente disse ainda que se reunirá com Fernando Henrique para tratar do assunto e que telefonou para o presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG), para discutir o tema, assim como tem conversado com o presidente do PT, Rui Falcão.

Ele afirmou que a reforma política é uma necessidade, mas que caberá ao Congresso Nacional decidir que reforma será realizada.

Lideranças do PMDB, como Cunha, divergem em alguns pontos da reforma política defendida pelo PT. Entre os principais pontos de divergência está o modelo de financiamento de campanhas eleitorais. Os petistas querem o financiamento público, enquanto Cunha é favorável ao financiamento empresarial.

(Por Eduardo Simões)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade