PUBLICIDADE

Política

SP: militantes fecham Paulista em festa por vitória de Haddad

28 out 2012 - 22h05
(atualizado em 29/10/2012 às 15h42)
Compartilhar
Vagner Magalhães
Marina Novaes
Direto de São Paulo

Centenas de militantes foram às ruas na noite deste domingo comemorar a vitória do petista Fernando Haddad, ex-ministro da Educação, sobre José Serra (PSDB) na disputa pela prefeitura de São Paulo. Animados por dois trios-elétricos e inúmeras bandeiras vermelhas, os militantes ocupam o centro da avenida Paulista - um dos principais cartões postais da cidade - em uma festa em clima de carnaval que fechou a via no sentido Consolação, entre as alamedas Campinas e Joaquim Eugênio de Lima.

Confira quanto ganham os prefeitos e vereadores nas capitais brasileiras

Consulte os candidatos a prefeito em todo o País

Haddad venceu após conquistar 55,5% dos votos válidos, contra 44,5% do adversário. Com isso, o PT volta a comandar a prefeitura pela terceira vez em sua história - Luiza Erundina (hoje do PSB) e Marta Suplicy (PT) ocuparam o cargo -, e após oito anos longe do comando da administração municipal.

Por volta das 21h30, o público saudou a chegada de Haddad, que vai fazer um breve discurso aos eleitores sobre o trio-elétrico principal, já ocupado pelos principais nomes do PT paulista.

Principal padrinho político de Haddad, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não deve participar da festa, segundo petistas próximos a ele, para não "ofuscar" o prefeito eleito. Eles, no entanto, devem se reunir ainda nesta semana para comemorar a conquista, considerada crucial pelo PT, não só pela importância estratégica da cidade - a mais rica e populosa do país -, mas também pela condenação de parte de sua cúpula envolvida no mensalão pelo Supremo Tribunal Federal(STF).

Para a festa, foram distribuídas camisas com a inscrição "o futuro venceu", mote da campanha do petista, que se apresentou como o "novo" durante toda a disputa.

Terra

Colaborou com esta notícia a internauta Thaís Nozue, de São Paulo (SP), que participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

"Fui eleito pelo sentimento de mudança", diz Haddad:
vc repórter
Compartilhar
Publicidade