PUBLICIDADE

Política

Segundo turno: entenda os próximos passos da campanha nas eleições de 2022

Saiba qual é o calendário eleitoral, as datas dos próximos debates e o que pode e o que não pode na segunda parte da campanha presidencial e do governo do Estado

3 out 2022 - 17h17
(atualizado em 6/10/2022 às 14h41)
Compartilhar
Exibir comentários

As disputas do segundo turno presidencial, para o governo São Paulo e em mais 11 Estados foram oficialmente retomadas às 17 horas desta segunda-feira, 3.

Com deputados federais, estaduais, distritais e senadores já eleitos, a dinâmica da segunda parte da campanha muda. O tempo entre o primeiro e o segundo turno é menor, cerca de um mês, e com menos candidatos e cargos em jogo, a corrida eleitoral fica totalmente focada no Poder Executivo.

Entenda os próximos passos da eleição presidencial e nos Estados de acordo com a Lei Eleitoral:

3 de outubro

A caça aos votos é permitida por lei após 24 horas do final da votação do primeiro turno. Ou seja, às 17h desta segunda-feira, foram liberados atos de campanha, uso de carro de som e distribuição de material.

7 de outubro

Horário eleitoral gratuito volta a ser exibido na TV e no rádio, agora com o tempo dividido igualmente entre os candidatos finalistas.

9 de outubro

O primeiro debate presidencial do segundo turno está previsto na TV Bandeirantes, que ainda aguarda a confirmação dos candidatos. No entanto, nesta quinta, 6, a emissora informou que não haverá debate dia 9 e que negocia nova data com as campanhas dos postulantes.

17 de outubro

Rede TV! prevê realizar também um debate presidenciável.

22 de outubro

Data do debate presidenciável realizado pelo Estadão e pela Rádio Eldorado em conjunto com SBT, CNN, Veja, Nova Brasil FM e Terra.

27 de outubro

O último dia em que os candidatos podem realizar reuniões públicas e comícios.

28 de outubro

O último dia em que é permitido a divulgação de anúncios políticos na imprensa, no rádio ou na TV.

Provável data do debate presidenciável na Rede Globo.

29 de outubro

O último dia em que é permitido atos de campanha, utilização de alto-falantes ou amplificadores de som para realização de propaganda eleitoral e distribuição de material gráfico político.

30 de outubro

Dia da votação para o segundo turno das eleições de 2022. O pleito ocorre das 8h às 17h, no horário de Brasília.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade