Rubio diz que EUA responderão adequadamente a 'essa caça às bruxas', após condenação de Bolsonaro
Mais cedo, o presidente dos EUA, Donald Trump, disse que estava surpreso com o resultado do julgamento
SÃO PAULO E BRASÍLIA - O secretário de Estado americano, Marco Rubio, afirmou nesta quinta-feira, dia 11, que os Estados Unidos responderão adequadamente a "essa caça às bruxas", uma referência à condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Quando impôs o tarifaço de 50% sobre a pauta de exportações brasileiras, Trump se referiu ao processo penal do golpe como uma "caça às bruxas" e exigiu que fosse "imediatamente" abandonado. Segundo o republicano, a ação criminal seria uma "vergonha internacional".
Representantes do governo Trump indicaram a interlocutores do Brasil nas últimas semanas que há um "impasse" e que a questão de fundo é "política". Eles também reiteraram publicamente, por meio do Departamento de Estado, que haveria novas medidas em razão do que consideram perseguição a Bolsonaro.
A avaliação no governo Lula é que existe um viés ideológico nas ações da chancelaria americana, que tem interlocução direta com bolsonaristas.