Script = https://s1.trrsf.com/update-1790713512/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
AO VIVO
Eleições no Terra: confira como foi a apuração do 1º turno

Política

Publicidade

Quem é Dr. Daniel Santos, eleito governador do Pará

Com 51,37% dos votos, Dr. Daniel desbancou Hana Ghassam (MDB), vice do seu rival Helder Barbalho, que também era candidata ao governo do Estado

5 out 2026 - 00h01
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Dr. Daniel Santos (Podemos), médico de 40 anos, foi eleito governador do Pará com 51,37% dos votos, derrotando a governadora Hana Ghassan (MDB) e consolidando sua oposição a Helder Barbalho. Ex-vereador, deputado estadual e ex-prefeito reeleito de Ananindeua, ele rompeu com o grupo governista antes de renunciar à prefeitura em 2026 para disputar o Estado. Suas propostas priorizam saúde regionalizada, segurança, desenvolvimento rural, regulação fundiária e infraestrutura de transporte.

Daniel Barbosa Santos, 40 anos, conhecido como Dr. Daniel, foi eleito governador do Pará pelo Podemos com 51,37% dos votos válidos, com 99,99% das urnas apuradas no Estado.

Natural de Açailândia (MA), mudou-se para o Pará ainda criança, aos três anos de idade. Médico formado pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), é sócio do Hospital Santa Maria de Ananindeua (HSMA) ao lado da mulher, Alessandra Haber (Podemos), candidata a deputada federal nesta eleição.

Dr. Daniel (Podemos) vence candidata dos Barbalho e é eleito governador do Pará
Dr. Daniel (Podemos) vence candidata dos Barbalho e é eleito governador do Pará
Foto: @doutordanielsantos via Instagram / Estadão

Dr. Daniel faz oposição ao ex-governador do Pará Helder Barbalho (MDB), eleito ao Senado com 26,10%. Daniel venceu a atual governadora, Hana Ghassan (MDB), sucessora de Helder.

O governador eleito entrou na política em 2012, quando foi eleito vereador de Ananindeua pelo PSDB, como o segundo mais votado do município. Em 2018, elegeu-se deputado estadual e presidiu a Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) entre 2019 e 2020.

Foi nesse período que se aproximou do grupo de Helder Barbalho, deixou o PSDB e filiou-se ao MDB. Pelo partido, elegeu-se prefeito de Ananindeua em 2020, no primeiro turno, com 67,70% dos votos, apoiado pelo grupo Barbalho.

A aliança se rompeu em 2024, na preparação para a reeleição, por divergências sobre a escolha do vice. Nesta ocasião, Dr. Daniel se reelegeu pelo PSB. Em abril de 2026, renunciou à prefeitura para disputar o governo, já filiado ao Podemos.

No plano de governo, Dr. Daniel apresentou eixos para o comando do Estado: saúde regionalizada; segurança para a Amazônia; desenvolvimento rural; regulação fundiária e infraestrutura de transporte.

Estadão
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra