Quaest: maioria dos deputados acha que Bolsonaro deve abrir mão da eleição e vê Tarcísio como principal candidato
Novo levantamento da Genial/Quaest foi divulgado nesta quarta-feira, 2
Maioria dos deputados acredita que Bolsonaro deve desistir da candidatura em 2026, apontando Tarcísio de Freitas como principal nome da oposição, e prevê Lula como candidato à reeleição.
A maioria dos deputados federais considera que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível, deveria abrir mão da candidatura na eleição de 2026 e quase metade aponta o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), como o principal candidato da oposição. Os dados são da pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira, 2.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Para 51% dos deputados, Bolsonaro deveria abrir mão de concorrer ao pleito presidencial e apoiar outro candidato. Já 23% acham que o ex-presidente deveria manter a candidatura, enquanto 26% não sabem ou não responderam.
A pesquisa Genial/Quaest ouviu 203 deputados federais (40% do número total) entre 7 de maio e 30 de junho por meio de entrevistas presenciais e online. O levantamento tem 4,5 pontos porcentuais de margem de erro para mais ou para menos.
A amostragem dos entrevistados foi definida pela divisão da Câmara dos Deputados por região e pelo grupo ideológico dos partidos com base no projeto Brazilian Legislative Surveys.
Candidato de oposição
O levantamento também aponta que, para quase metade dos deputados federais (49%), Tarcísio de Freitas será o principal candidato da oposição. Na sequência, aparecem Jair Bolsonaro, com 13%, e Michelle Bolsonaro, com 6%.
Veja os números:
- Tarcísio de Freitas (Republicanos): 49%
- Jair Bolsonaro (PL): 13%
- Michelle Bolsonaro (PL): 6%
- Eduardo Bolsonaro (PL): 5%
- Ratinho Júnior (PSD): 4%
- Ronaldo Caiado (União): 3%
- Flávio Bolsonaro (PL): 1%
- Rodrigo Manga (Republicanos): 0%
- Romeu Zema (Novo): Não pontuou
- Outro: Não pontuou
- Não sabem ou não responderam: 19%
Lula na eleição
Para 68% dos deputados federais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será candidato à reeleição em 2026. Outros 21% responderam que o chefe do Executivo não será candidato, enquanto 11% não sabem ou não responderam.
Questionados sobre quem é o favorito para a eleição presidencial, 50% disseram que é um candidato da oposição. Para 35%, o favorito é Lula ou um candidato do governo. Não sabem ou não responderam somam 15%.