Script = https://s1.trrsf.com/update-1790713512/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Publicidade

Quaest: Flávio Bolsonaro tem 45% e Lula, 44% das intenções de voto no 2º turno

Pesquisa ouviu 2.154 eleitores entre os dias 17 e 20 de outubro e tem margem de erro de dois pontos porcentuais

21 out 2026 - 10h30
(atualizado às 10h55)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Nova pesquisa Quaest aponta empate técnico no segundo turno presidencial: Flávio Bolsonaro soma 45% das intenções de voto estimuladas contra 44% de Lula, com brancos e nulos em 9% e 2% de indecisos. Na espontânea, ambos têm 40%. A rejeição a Lula caiu para 47%, enquanto a de Flávio foi para 52%. O governo federal tem 47% de desaprovação e 46% de aprovação. O levantamento ouviu 2.154 eleitores entre 17 e 20 de outubro, possui margem de erro de dois pontos e nível de confiança de 95%.

A quatro dias do segundo turno, a Quaest divulgou um novo levantamento sobre a intenção de voto para a Presidência da República. O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) tem 45% da preferência no cenário estimulado, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 44%. Os brancos e nulos somam 9%, e os indecisos, 2%. Os índices apontam para empate técnico dentro da margem de erro.

Os índices oscilaram dentro da margem de erro desde a rodada anterior, quando Flávio Bolsonaro registrou 46% de intenções de voto e Lula, 44%, com 9% de brancos e nulos e 1% de indecisos. O cenário registrado na última rodada também foi de empate técnico dentro da margem de erro.

Esta é a primeira pesquisa Quaest após a promulgação, pelo Congresso, da emenda à Constituição que reduz a jornada de trabalho para 40 horas semanais e extingue a escala 6 por 1. Também é o primeiro levantamento do instituto após a realização do primeiro debate na TV entre Flávio Bolsonaro e Lula, realizado no domingo, 18, e promovido por Band, Estadão e outros veículos em pool.

A Quaest realizou 2.154 entrevistas a domicílio com pessoas de 16 anos ou mais entre os dias 17 e 20 de outubro. A margem de erro é de dois pontos porcentuais, e o nível de confiança, de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-08535/2026.

Pesquisa espontânea

Na pesquisa espontânea, quando o eleitor declara a intenção de voto sem ser apresentado ao nome dos candidatos, Flávio Bolsonaro e Lula empatam numericamente, com 40% cada. Os indecisos na espontânea passaram de 7% para 14%.

Rejeição

Na semana passada, a rejeição a Flávio Bolsonaro registrava 54%, e a de Lula, 53%. Em uma semana, a rejeição a Flávio Bolsonaro oscilou dois pontos para baixo, indo de 54% para 52%, e a de Lula caiu seis pontos, indo de 53% para 47%.

Aprovação e avaliação do governo Lula

O governo Lula é desaprovado por 47% dos entrevistados, enquanto 46% o aprovam e 7% não responderam. Na semana anterior, a desaprovação ao governo era de 48%, e a aprovação, de 45%, enquanto 7% não responderam. Os índices oscilaram dentro da margem de erro.

São 38% os que avaliam o governo Lula como positivo. Eram 40% na pesquisa anterior. Os que avaliam a gestão federal como positiva são 34%, mesmo índice registrado na semana passada. Para 26%, o governo é regular. Na semana passada, 24% avaliavam a gestão dessa forma.

Lula avança entre eleitores de Cury; Flávio Bolsonaro nos de Caiado

Lula avançou entre eleitores que escolheram Augusto Cury no primeiro turno, embora o ex-candidato do Avante tenha declarado apoio a Flávio Bolsonaro. O presidenciável do PL, por sua vez, cresceu entre os que escolheram Ronaldo Caiado (PSD). O ex-governador de Goiás declarou apoio ao senador. Tanto Flávio quanto Lula cresceram entre eleitores de Renan Santos (Missão), que se declarou neutro no segundo turno.

Na rodada anterior da pesquisa, 34% dos que declararam voto em Cury no primeiro turno afirmaram que votariam em Lula no segundo turno, e 30% disseram que escolheriam Flávio Bolsonaro. Agora, 48% desses eleitores declararam voto no petista, e 33%, em Flávio Bolsonaro.

Entre os eleitores de Ronaldo Caiado, 57% afirmam que votarão no candidato do PL. Na rodada passada, eram 42%. Já os que declaram que agora votarão em Lula são 21%. Na última rodada, eram 23%.

Dos eleitores de Renan Santos, 51% declararam voto em Flávio e 25% no Lula. Na pesquisa anterior, eram 40% para o senador e 14% para o presidente.

Todas as variações ocorrem dentro da margem de erro para o segmento, que é de 17 pontos entre eleitores de Cury, 24 pontos entre os de Caiado e 20 nos do Renan.

Estadão
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra