Prisão de Bolsonaro: opositores falam em dia 'memorável', e bolsonaristas reagem com momento 'sombrio'
Ex-presidente começou a cumprir a pena de 27 anos e três meses de prisão nesta terça-feira, 25
O ex-presidente Jair Bolsonaro começou a cumprir pena de 27 anos e três meses de prisão pela trama golpista; opositores comemoraram como um marco para a democracia, enquanto aliados consideraram o momento uma injustiça e criticaram o processo judicial.
A decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinando nesta terça-feira, 25, o início do cumprimento da pena do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado a 27 anos e três meses de prisão pela trama golpista, repercutiu entre deputados e senadores.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Opositores ao ex-presidente comemoram a decisão e um deles falou em ‘dia memorável’. Do lado dos bolsonaristas, a decisão foi criticada como mais uma violação de qualquer noção mínima de devido processo legal.
Líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias afirmou que o Brasil e a democracia sai mais forte com a prisão de Bolsonaro.
"Hoje é um dia memorável para a democracia brasileira. Pela primeira vez na nossa história estamos assistindo um ex-presidente da República e generais sendo presos por tentativa de golpe de Estado. Todo esse processo é pedagógico. A democracia sai mais forte. O Brasil sai mais forte".
Filho do presidente, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) disse que o Brasil vive um momento 'sombrio'.
"Estamos vigilantes e fazendo todo o possível para proteger e garantir a saúde e a vida de Bolsonaro. Fé em Deus que esse momento sombrio há de passar!".
Confira outras reações no X
GOLPE NUNCA MAIS!!!
— Rogério Correia (@RogerioCorreia_) November 25, 2025
STF declara trânsito em julgado para Bolsonaro, Ramagem e Torres. Tudo nas mãos de Moraes, que concentra, acusa, julga e agora decide onde cada um vai parar.
Isso viola qualquer noção mínima de devido processo legal. Fere a imparcialidade, concentra poder e desmonta a separação… pic.twitter.com/LVI3AIPTBB
— MARCOS ROGÉRIO (@MarcosRogerio) November 25, 2025
AGORA ⚠️ STF determinou o início do cumprimento da pena de Jair Bolsonaro: 27 anos e 3 meses pela trama golpista.
A lei, enfim, alcança quem tentou destruir a democracia. O Brasil vira a página do autoritarismo com justiça, não com silêncio. 🇧🇷
📸 Sergio Lima pic.twitter.com/6GaD9SYSg8
— Paulo Pimenta (@Pimenta13Br) November 25, 2025
Lula levou quase 7 anos para ter o trânsito em julgado por crimes de CORRUPÇÃO. De uma forma inacreditável, Moraes faz a conclusão do processo contra Bolsonaro em menos de 3 meses. Um julgamento fraudulento feito por um tribunal de exceção! pic.twitter.com/fQVCqH0Y8F
— Carlos Jordy (@carlosjordy) November 25, 2025
PLANTÃO HISTÓRICO! Bolsonaro preso definitivamente por tentativa de golpe. Não esqueceremos as 700 mil vidas perdidas na pandemia. Enquanto famílias choravam, Bolsonaro zombava das pessoas. Não esqueceremos!
Lugar de golpista e genocida é na prisão!pic.twitter.com/ghAuRjT4Tl
— Natália Bonavides (@natbonavides) November 25, 2025
O trânsito em julgado de Bolsonaro e demais réus simboliza o fim das últimas fagulhas da nossa democracia. Um processo repleto de gravíssimas violações aos direitos humanos foi construído do início ao fim para aniquilar a força incontestável que a direita ganhou no Brasil. Pode… pic.twitter.com/BOLstAguB3
— Carol De Toni (@CarolDeToni) November 25, 2025
