PUBLICIDADE

Política

Detentos do Ceará são transferidos para presídio federal

Transferência de 20 detentos foi realizada na madrugada desta quarta; eles seriam integrantes da facção criminosa Comando Vermelho

9 jan 2019 - 09h26
(atualizado às 09h40)
Compartilhar
Exibir comentários

BRASÍLIA - Como reação à onda de ataques no Ceará, 20 presos locais foram transferidos para o presídio federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, na madrugada desta quarta-feira, 9. A operação foi realizada de forma conjunta entre o Departamento Penitenciário Federal (Depen), a Polícia Rodoviária Federal e o governo do Ceará, com início às 2h e término às 4h30 da manhã. Segundo apurou o Estado, eles seriam integrantes do Comando Vermelho.

A partir de Mossoró, os presos serão distribuídos entre as demais quatro unidades penitenciárias federais administradas pelo Depen, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

Ataques começaram no dia 2 de janeiro
Ataques começaram no dia 2 de janeiro
Foto: José Cruz/Agência Brasil / Estadão Conteúdo

Ao mesmo tempo, novas transferências dos presídios do Ceará ainda devem ocorrer. O Depen disponibilizou mais vagas. Segundo uma fonte, o número total pode chegar a 60.

As primeiras 20 vagas já haviam sido disponibilizadas desde a sexta-feira, 4, mas ainda faltava a chegada das autorizações judiciais, que foram comunicadas ontem ao ministério. A ação coordenada para definir as transferências envolveu o Ministério Público e o Poder Judiciário do Ceará, o MJSP e a Justiça Federal de Mossoró.

A avaliação do MJSP é de que as ações em resposta a onda de ações criminosas em Fortaleza, na região metropolitana e no interior do Estado estão surtindo efeito. Comenta-se em um arrefecimento dos ataques, mas eles ainda seguem preocupando a população.

Veja também

Top Político: filho de Mourão é promovido no Banco do Brasil e salário triplica:
Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade