PUBLICIDADE

Política

Prefeitos divulgam carta defendendo democracia e harmonia

Carta da FNP vem ao mesmo tempo em que existe uma articulação entre empresários de diferentes setores em defesa da convivência entre Poderes

30 ago 2021 - 11h04
(atualizado às 11h19)
Compartilhar
Exibir comentários

Em meio à crise entre os Poderes protagonizada pelo presidente Jair Bolsonaro, a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) divulgou nota nesta segunda-feira, 30, em defesa do estado democrático de direito e da "convivência harmônica" entre Legislativo, Executivo e Judiciário.

O prédio do Congresso Nacional, em Brasília, entre a Esplanada dos Ministérios e a Praça dos Três Poderes
O prédio do Congresso Nacional, em Brasília, entre a Esplanada dos Ministérios e a Praça dos Três Poderes
Foto: Arquivo/Agência Brasil / Estadão Conteúdo

"Clamamos por respeito à democracia, às instituições e à população brasileira", diz o documento, intitulado Carta Aberta ao Brasil. "Com tamanha gama de desafios a serem enfrentados pelo nosso País, não há tempo e nem espaço para desvios e desagregações", acrescenta o texto.

A carta da FNP vem ao mesmo tempo em que existe uma articulação, já avançada, entre empresários de diferentes setores por um manifesto também em defesa da convivência harmoniosa entre os Poderes.

Banco do Brasil e Caixa, dois bancos públicos ligados ao governo federal, contudo, devem deixar a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) pela adesão da entidade ao movimento.

De acordo com a carta da FNP, provocações e atitudes desrespeitosas geram conflitos e inseguranças jurídica e social no Brasil, comprometendo o desenvolvimento de políticas públicas.

"O País e o povo brasileiro merecem respeito, paz e prosperidade", afirma o texto, destacando os desafios trazidos pela pandemia de covid-19.

Retomada econômica

A frente de prefeitos defende um plano de retomada econômica que traga de volta a capacidade produtiva da economia e contenha a inflação. "Um cenário preocupante, que exige medidas emergenciais e a responsabilidade dos governantes, em todas as esferas", avalia a entidade.

"Defendemos, portanto, a construção de pontes para o efetivo diálogo federativo para a pactuação e coordenação das políticas públicas".

Jair Bolsonaro tem adotado uma postura de confronto com outros Poderes, em especial com o Judiciário, e ampliou a ofensiva sobre o Supremo Tribunal Federal (STF).

O presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), articula uma reunião entre o chefe do Executivo e o presidente da Corte, Luiz Fux, para amenizar as tensões, ampliadas desde que o Palácio do Planalto enviou ao Senado um pedido de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes. A peça, no entanto, já foi arquivada por Pacheco.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade