PUBLICIDADE

Política

Partido de Marina registra no RS primeiro diretório estadual

22 ago 2013 - 21h46
(atualizado às 21h49)
Compartilhar
Exibir comentários

A Rede Sustentabilidade, partido que a ex-senadora Marina Silva fundou e tenta oficializar, registrou nesta quinta-feira seu primeiro diretório estadual, no Rio Grande do Sul. O Tribunal Eleitoral do Estado legalizou o diretório, que ainda é provisório.

Na quarta-feira, a Justiça Eleitoral questionou as assinaturas de apoio apresentadas pela Rede Sustentabilidade em cinco Estados. Os tribunais regionais eleitorais (TREs) apontaram possíveis irregularidades nas assinaturas colhidas. Segundo a Folha de S.Paulo, em Santa Catarina, foram identificadas assinaturas com grafia muito parecida. Um juiz pediu que a Polícia Federal instaurasse um inquérito para investigar as semelhanças. Já no Espírito Santo, a ficha de uma leitora analfabeta tem a assinatura dela - mas, segundo o juiz, a mulher votou na eleição de 2012 "mediante coleta de sua digital". Ela foi chamada ao cartório e disse que sabe escrever o primeiro nome, mas não reconheceu os sobrenomes que estavam na ficha, que haviam sido escritos por outra pessoa.

O partido decidiu, na última semana, entrar com pedido de registro na Justiça Eleitoral mesmo sem ter conseguido validar o mínimo de assinaturas necessárias para a criação da nova legenda. Segundo Marina, nome mais forte do partido em gestação para concorrer à Presidência em 2014, a Rede recolheu cerca de 850 mil assinaturas, das quais apenas 250 mil foram validadas. Pelas regras eleitorais, a Rede tem de recolher quase 500 mil assinaturas válidas.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade