PUBLICIDADE

Política

Para 84%, Dilma sabia do esquema de corrupção na Petrobras

Segundo pesquisa Datafolha, 74% dos que votaram em Dilma na eleição presidencial dizem que ela sabia do esquema; percentual sobe para 94% entre os que votaram em Aécio

22 mar 2015 - 10h54
(atualizado às 10h54)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>61% dizem que Dilma deixou que esquema na Petrobras operasse livremente</p>
61% dizem que Dilma deixou que esquema na Petrobras operasse livremente
Foto: Ueslei Marcelino / Reuters

Para 84% dos brasileiros, a presidente Dilma Rousseff sabia do esquema de corrupção que acontecia na Petrobras, aponta pesquisa Datafolha divulgada neste domingo. Além de saber do esquema, 61% dizem que Dilma deixou que ele operasse livremente. Outros 23% afirmam que, apesar de saber, Dilma “não poderia fazer nada” para impedir.

Segundo a pesquisa, os resultados são parecidos entre entrevistados de todas as classes socioeconômicas, faixas etárias e preferências partidárias. Entre aqueles que declararam voto em Dilma no segundo turno da eleição do ano passado, 74% acham que a presidente sabia do esquema. Para 19%, ela não tinha conhecimento, enquanto 8% não souberam responder.

Já entre aqueles que votaram no senador Aécio Neves (PSDB-mg), 94% afirmam que Dilma sabia da corrupção na Petrobras, enquanto 3% acham que ela não sabia e outros 3% não souberam responder.

Petrobras

A pesquisa também questionou se os brasileiros acreditam que o esquema investigado pela Operação Lava Jato irá prejudicar a Petrobras.

Para 51%, a petroleira será prejudicada “por muito tempo” e isso “coloca o futuro da empresa em risco”. Em menor ou maior grau, os que acreditam que a estatal foi prejudicada de alguma maneira somam 88,8%.

Já 6% dizem que a Petrobras não sofrerá qualquer prejuízo. Outros 7% não souberam opinar.

A pesquisa foi realizada com 2.842 entrevistados em 172 municípios, nos dias 16 e 17 deste mês, logo após as manifestações contra o governo, que aconteceram no dia 15. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Manifestantes vão às ruas defender Dilma e a Petrobras:

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade