Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Os bastidores da foto de Moraes com o dedo médio em riste no jogo entre Corinthians e Palmeiras

Imagem que viralizou foi resultado de um trabalho planejado pela equipe do 'Estadão', que acompanhou o ministro Alexandre de Moraes desde antes do início do clássico paulista

31 jul 2025 - 16h53
(atualizado às 17h12)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma das principais figuras do noticiário nacional, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes foi flagrado na noite de quarta-feira, 30, com o dedo médio em riste durante o clássico entre Corinthians e Palmeiras pelas oitavas de final da Copa do Brasil, na Neo Química Arena, na zona leste de São Paulo.

A imagem registrada pelo repórter fotográfico do Estadão Alex Silva repercutiu nas redes sociais, no meio político e na imprensa. Parte dessa repercussão é consequência do momento em que a cena foi captada: poucas horas depois de Moares ser alvo de severas sanções financeiras pelo governo dos Estados Unidos por meio da Lei Magnitsky.

Alexandre de Moraes faz gesto obsceno durante jogo entre Corinthians e Palmeiras pela Copa do Brasil
Alexandre de Moraes faz gesto obsceno durante jogo entre Corinthians e Palmeiras pela Copa do Brasil
Foto: Alex Silva/Estadão / Estadão

O trabalho de registro da cena não começou no estádio do Corinthians, mas, sim, horas antes do início da partida. Por volta das 19h de quarta, a sucursal de Brasília do Estadão apurou que Moraes estaria em um camarote da Neo Química Arena para acompanhar o clássico. Corintiano, o ministro já havia assistido a outras partidas no local.

A informação sobre a presença de Moraes no estádio foi repassada para a equipe designada para acompanhar o jogo. Dois repórteres da editoria de Esportes e o fotógrafo Alex Silva deixaram a sede do Estadão, no bairro do Limão, com a dupla missão: acompanhar o clássico e todos os movimentos do ministro do Supremo.

A tarefa não foi simples para os repórteres. A sala de imprensa e os camarotes do estádio ficam em andares diferentes, o que impediu a reportagem de chegar até o ministro. Mas Alex Silva, que estava no gramado do estádio, conseguiu encontrar um bom ângulo para fotografar Moraes.

A imagem com o gesto obsceno é apenas uma entre uma sequência de fotos que mostram o ministro interagindo com a torcida: em alguns momentos sorrindo, em outros acenando e, por fim, exibindo o dedo médio.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade