Script = https://s1.trrsf.com/update-1790713512/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Publicidade

Nunes Marques manda incluir Zema e candidatos do Novo em debates eleitorais

Com a decisão, candidatos a governador também teriam que ser chamados para debates desta terça-feira, 29

29 set 2026 - 19h44
(atualizado às 20h24)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
O presidente do TSE, Kassio Nunes Marques, ordenou a inclusão dos candidatos do partido Novo nos debates eleitorais de TV, beneficiando Romeu Zema na corrida presidencial e nomes estaduais no RJ e DF. O ministro atendeu ao pedido da legenda para que fossem considerados os cinco deputados de sua bancada atual, e não apenas os três eleitos em 2022, número mínimo exigido pela legislação para assegurar a presença nas transmissões. A TV Globo ainda não se manifestou sobre a mudança.
Romeu Zema é candidato pelo Novo
Romeu Zema é candidato pelo Novo
Foto: Divulgação/MPF

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Kassio Nunes Marques, determinou a inclusão dos candidatos majoritários do partido Novo no debate presidencial e nos confrontos entre os candidatos a governador pelo País.

Quiz eleitoral: faça o teste e descubra com qual programa presidencial de governo você mais se identifica

Com a decisão, que atende a um pedido do partido, Romeu Zema, candidato a presidente que não havia sido chamado para o debate de quinta-feira, 1, na Globo. Além disso, os candidatos André Marinho, que disputa o governo do Rio de Janeiro, e Kiko Caputo, que concorre no Distrito Federal, teriam que ser chamados para os programas que acontecem nesta terça-feira, 29.

Procurada, a emissora ainda não se manifestou sobre as mudanças.

A legenda de Zema pediu que fossem contabilizados os atuais cinco integrantes de sua atual bancada da Câmara, e não apenas os três eleitos em 2022 para efeito da cláusula de desempenho. Pela lei, partidos com pelo menos cinco deputados, têm participação assegurada nos debates.

O ministro acatou a argumentação de que vale o número atualizado de parlamentares para a aplicação deste dispositivo.

"A interpretação restritiva, que considera exclusivamente a legenda pela qual o parlamentar foi eleito, termina por projetar sobre os debates uma limitação que a Constituição estabeleceu expressamente para outras finalidades e que não consta do art. 46 da Lei das Eleições", diz a decisão.

O Novo apresentou um documento que mostrava cinco deputados filiados em 20 de julho deste ano.

Estadão
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra