PUBLICIDADE

Política

MP rejeita acordo coletivo com empresas na Lava Jato

Segundo procurador da República, acordos somente serão firmados individualmente com empreiteiras que abram novas frentes de investigação

19 jan 2015 - 09h29
(atualizado às 09h33)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Sede da Petrobras no Rio de Janeiro; Lava Jato investiga esquema de corrupção na petroleira</p>
Sede da Petrobras no Rio de Janeiro; Lava Jato investiga esquema de corrupção na petroleira
Foto: Ricardo Moraes (BRAZIL - Tags: ENERGY CRIME LAW POLITICS BUSINESS) / Reuters

O Ministério Público Federal (MPF) não vai firmar acordão coletivo pretendido pelas empresas envolvidas na Operação Lava Jato, que investiga um esquema de corrupção e pagamento de propina na Petrobras, de acordo com informações do jornal O Estado de S. Paulo.

As empreiteiras podem propor pacto com o MPF, mas esses acordos somente serão firmados individualmente, informou o procurador da República Carlos Fernando dos Santos Lima, que integra a força-tarefa da Lava Jato. “Jamais na forma de um pacto geral”.

Segundo o procurador, eventuais acordos só poderão ser assinados com empresas que atenderam algumas condições, como “permitir a abertura de novas frentes de investigação, de novas Lava Jato”.

“Se houver acordo com uma empreiteira que confesse a sua participação nos fatos já em andamento, que permita a reparação, e, principalmente, que possamos buscar muitas outras responsabilizações criminais e cíveis de outras pessoas, naturais ou jurídicas, o próximo acordo, com outra empresa, exigirá os mesmos requisitos, acrescido de outros crimes que não os informados pela primeira empresa leniente”, afirmou Lima.

O procurador também afirmou que a força-tarefa da Lava Jato encaminhará a empresa que fizer um eventual acordo com o Ministério Público a outros órgãos, para que também seja estabelecido um acordo quanto às punições administrativas.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade