Moradores de Salvador organizam caronas solidárias após falta de ônibus
Após a redução da frota de ônibus em Salvador levar à ordem de prisão do secretário de Mobilidade, moradores organizaram uma rede de caronas solidárias para garantir o transporte de eleitores neste domingo de votação. Articulada via WhatsApp com mais de mil voluntários, a ação ofereceu transporte gratuito com foco em idosos e mulheres, mantendo neutralidade política e instruindo a população a denunciar a falta de transporte aos órgãos competentes.
A redução da frota de ônibus em Salvador, que levou a Justiça Eleitoral a decretar a prisão do secretário municipal de Mobilidade, Pablo Souza, gerou uma onda de solidariedade entre moradores neste domingo, 25. Após vídeos de pontos e estações lotados circularem nas redes sociais, voluntários passaram a organizar caronas para levar eleitores aos locais de votação.
Por volta das 13h, um grupo de WhatsApp já reunia 1,2 mil participantes, que compartilhavam pedidos de ajuda e articulavam trajetos. Moradores que já haviam votado também saíram de carro e começaram a passar pelos pontos próximos oferecendo caronas.
Com apoio jurídico do advogado Guilherme Moura, a iniciativa iniciada em grupo do WhatsApp orientava os voluntários a priorizar mulheres e idosos, circular sem propaganda eleitoral e não perguntar em quem os passageiros votariam. As mensagens também indicavam canais do Ministério Público, da Justiça Eleitoral e da Defensoria Pública da Bahia para denunciar problemas no transporte.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.