Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Ministro do STJ critica interferência em ações e diz que 'todo mundo está vendendo voto'; veja vídeo

Declaração ocorreu durante sessão de julgamentos da Quarta Turma do STJ

15 abr 2026 - 20h08
Compartilhar
Exibir comentários

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) João Otávio de Noronha criticou nesta terça-feira, 14, tentativas de interferência externa em processos em tramitação na Corte. Durante sessão de julgamento da Quarta Turma, ele afirmou que "Brasília está muito difícil" e "está todo mundo vendendo voto por aí, Brasil afora".

Durante seu voto no julgamento de um recurso da Hyundai Corporation contra decisão que a condenou a indenizar uma empresa brasileira por descumprimento de contrato de importação, Noronha interrompeu a leitura para fazer as críticas.

João Otávio de Noronha, ministro do STJ criticou a tentativa de interferência externa em ações da Corte
João Otávio de Noronha, ministro do STJ criticou a tentativa de interferência externa em ações da Corte
Foto: STJ via Youtube / Estadão

Ele afirmou ter sido procurado reiteradamente por pessoas interessadas no caso, inclusive sem vínculo formal com a ação, e criticou o volume de pedidos de adiamento do julgamento. "Hoje mesmo me ligaram", diz Noronha.

"Isso mostra que Brasília está ficando difícil… Quantidade de interferência em processo alheio. Essa interferência tem crescido. Ou seja, todo mundo vendendo voto por aí, pelo Brasil afora. A verdade é essa", disse o ministro, fazendo a ressalva de que a crítica não era sobre o advogado que estava devidamente atuando no caso.

O Estadão entrou em contato com o STJ e até o momento, a Corte ainda não se manifestou.

No julgamento, Noronha acompanhou a maioria formada pela Quarta Turma e votou pelo reconhecimento do recurso da Hyundai Corporation, anulando os atos processuais desde a citação.

Estadão
Compartilhar

Comentários

As opiniões expressas nos comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Terra.

Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra